Conheça a bicicleta que será uma alternativa para escadas e elevadores

Imagens: Divulgação/Vycle

Vycle é um sistema de transporte vertical criado pela Elena Larriba da Royal College of Art, o sistema oferece uma alternativa de economia de espaço para elevadores e escadas.

O design, que se assemelha à metade dianteira de uma bicicleta anexada a um trilho vertical, pode ser montado ao lado de edifícios, andaimes ou guindastes.

“Atualmente, existem dois métodos principais para o transporte vertical que prevaleceram nos últimos 100 anos, as escadas e o elevador”, explicou Elena Larriba , que estudou no programa de mestrado em Engenharia de Design de Inovação da Royal College of Art (RCA).

“As escadas são volumosas e pouco atraentes, especialmente em edifícios de alto nível, onde as pessoas geralmente não as usam, e os elevadores exigem muita energia para se mover. Isso cria uma área de oportunidade que fica entre as duas tecnologias.”

Alimentado por um movimento cíclico contínuo, o sistema é equilibrado com contrapesos, deixando somente o peso da pessoa operar. Um sistema de engrenagem, semelhante a uma bicicleta, permite ao usuário decidir quanto esforço deseja colocar na subida ou na descida.

Em cidades densamente povoadas e de rápido crescimento, como as da China, onde estima-se que até 2025 o país tenha construído 50.000 novos arranha-céus, a Vycle poderia ser usada em novos edifícios para poupar espaço e energia.

Autor: Engenharia É