Québec apresenta oportunidades para profissionais de engenharia

Por meio de seu programa de incentivo à imigração, o Québec, única nação francófona da América do Norte e segundo maior PIB do Canadá, apresenta oportunidades potenciais para profissionais de engenharia, desde que sejam francófonos ou tenham domínio da língua francesa.

Na área da construção civil, a província busca profissionais graduados em engenharia civil, engenharia de construção, tecnologia da mecânica da construção e tecnologia da arquitetura. Eles são cotados para atuar em cargos como engenheiro civil, tecnólogo e técnico em engenharia mecânica, avaliador de construção, tecnólogo e técnico em arquitetura ou desenho.

Já para os especialistas em mecânica e usinagem, o pré-requisito para imigração é a apresentação de diploma em engenharia mecânica, engenharia de produção, técnicas de usinagem, técnicas de transformação de plástico ou em mecânica de máquinas e equipamentos. Os cargos a serem exercidos incluem os de engenheiro mecânico, tecnólogo e técnico em engenharia mecânica, mecânicos e inspetores de usinagem e ferramentaria, designers industriais e mecânicos de equipamentos.

O setor de engenharia no Québec vem evoluindo de forma bastante positiva nos últimos anos. Além da baixa taxa de desemprego – apenas 3,4% para engenharia civil e 1,8% para engenheiros mecânicos – os investimentos também são bastante atrativos. O setor da construção é um importante motor da economia quebequense, representando cerca de R$ 116 bilhões em investimentos anuais.

Os profissionais interessados terão a oportunidade de assistir a palestras gratuitas em cinco capitais brasileiras – São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Rio de Janeiro. O ciclo de eventos acontecerá entre os dias 7 e 23 de março e será conduzido pelo assessor de prospecção e atração do Ministério da Imigração, da Diversidade e da Inclusão do Québec, Paulo Henrique Ayusso. Interessados devem se cadastrar pelo http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/pt/biq/mexico/palestras/ onde encontrarão informações sobre o local e horário das palestras.

Os principais assuntos abordados nas palestras serão os procedimentos de imigração, as perspectivas de emprego, as características culturais e os valores da sociedade quebequense, além de respostas sobre as dúvidas do processo seletivo. Confira o calendário:

Belo Horizonte
7 de março (terça-feira) – oportunidades para estudantes e graduados em administração
8 de março (quarta-feira) – profissionais de todas as áreas prioritárias
9 de março (quinta-feira) – oportunidades para estudantes de todas as áreas

São Paulo
10 de março (sexta-feira) – profissionais de todas as áreas prioritárias
22 de março (quarta feira) – oportunidades para trabalhadores temporários especializados nas áreas de TI e usinagem
23 de março (quinta-feira) – profissionais de todas as áreas prioritárias

Curitiba
15 de março (quarta-feira) – oportunidades para trabalhadores temporários especializados nas áreas de TI e usinagem
16 de março (quinta-feira) – profissionais de todas as áreas prioritárias

Porto Alegre
17 de março (sexta-feira) – oportunidades para trabalhadores temporários especializados nas áreas de TI e usinagem
18 de março (sábado) – profissionais de todas as áreas prioritárias

Rio de Janeiro
20 de março (segunda-feira) – profissionais de todas as áreas prioritárias

Para saber mais sobre as palestras gratuitas, clique aqui.
Para mais informações sobre o setor de engenharia no Québec, clique aqui ou aqui.
Outras informações sobre profissões, clique aqui.

Para obter mais informações sobre imigração para o Québec, favor consultar o site: umbelofuturo.gouv.qc.ca

Autor: Assessoria de Imprensa