São Paulo comemora 463 anos

No dia 25 de janeiro, é aniversário de São Paulo e é feriado na cidade, que completa 463 anos. A capital paulista, considerada a cidade mais populosa do Brasil, com aproximadamente 11,97 milhões de habitantes, comemora seu aniversário na data em que foi celebrada a primeira missa no então planalto de Piratininga, terra escolhida pelos padres jesuítas Manuel da Nóbrega e José de Anchieta para a fundação de um colégio que seria o centro de educação e formação dos indígenas para se adequarem ao modo de vida dos jesuítas – a catequização. O planalto de Piratininga somente foi reconhecido como a cidade de São Paulo 157 anos depois, apesar de a data ser considerada como o dia da fundação de São Paulo. 

São Paulo se tornou a capital da província de São Paulo a partir de 1815, ganhando sua primeira universidade em 1827, tornando-se, então, um dos polos intelectuais e políticos da época. No final do século XIX, houve o crescimento econômico com a exploração da cafeicultura, atraindo imigrantes para substituir a mão de obra escrava. Depois, com a revolução industrial, esses imigrantes foram parar nas indústrias. Já no século XX, a cidade de São Paulo se transformou em um dos polos industriais mais importantes do País. 

Veja abaixo imagens dos principais pontos da cidade no decorrer dos anos. 

1 – Pateo do Colégio
Foi nesse local que, em 1554, o padre José de Anchieta resolveu construir um alojamento e um colégio para a catequização dos índios. Dessa maneira, nascia a cidade de São Paulo. Entre os anos de 1765 e 1912, o Pateo do Colégio serviu como sede do governo paulista. Entre os anos de 1765 e 1912, o Pateo do Colégio serviu como sede do governo paulista. Localizado no coração da cidade, atualmente, o local abriga o Museu José de Anchieta, uma igreja e uma biblioteca. 


Foto: Reprodução Foto: Reinaldo Marques/Terra

2 – Praça da Sé
Ponto do marco zero da capital paulista, a Praça da Sé é um dos locais mais democráticos de São Paulo. Originalmente conhecido como Largo da Sé, o espaço se desenvolveu e foi remodelado na década de 1970. É na Praça da Sé que o paulistano encontra a igreja mais imponente da cidade. A Catedral Metropolitana de São Paulo, ou Catedral da Sé, é um dos cinco maiores templos neogóticos do mundo. A primeira igreja construída no local foi a matriz de São Paulo, em 1589. A atual catedral começou a ser construída em 1913, projetada pelo alemão Maximilian Emil Hehl. Por causa da Segunda Guerra Mundial, a Igreja só foi concluída em 1954 e as torres só foram finalizadas em 1967.


Foto: Arquivo Público do Estado de São Paulo/Memória Pública/Coleção de fotos de São Paulo Foto: Reinaldo Marques/Terra

3 – Mosteiro de São Bento
Ainda no centro de São Paulo, podemos encontrar um dos prédios históricos mais bem conservados da capital paulista. O terreno do mosteiro foi doado em 1600 pela Câmara Municipal de São Paulo. Localizado no Largo de São Bento, o prédio passou por várias reformas, até chegar às dimensões que possui hoje. Atualmente, além da igreja, o prédio abriga o Colégio de São Bento, um dos mais tradicionais da cidade. Moram no mosteiro cerca de 45 monges, entre professores solenes, professores trienais, noviços e postulantes.


Foto: Reprodução Foto: Reinaldo Marques/Terra

4 – Viaduto Santa Ifigênia
Ao lado do mosteiro, é possível andar por um dos viadutos mais bonitos de São Paulo. Exclusivo para o uso de pedestres, ele começa no Largo de São Bento e termina em frente à Igreja de Santa Ifigênia. Fabricada na Bélgica, a estrutura de ferro chegou ao Brasil em 1910, vinda de navio. Sua construção foi concluída em 1913. Junto ao viaduto do Chá, ele compõe o cenário do tradicional Vale do Anhangabaú, no centro da capital paulista.


Foto: Arquivo Público do Estado de São Paulo/Memória Pública/Coleção de fotos de São Paulo Foto: Reinaldo Marques/Terra

5 – Vale do Anhangabaú
O Vale do Anhangabaú é conhecido por ser palco de grandes manifestações populares no centro de São Paulo. Possui papel importante no deslocamento de pedestres no centro da cidade e interliga-se a locais como a Praça Ramos de Azevedo, Largo de São Bento e Praça da Bandeira. A urbanização do local veio em 1877, com a idealização do viaduto do Chá. Hoje, o local é formado por jardins, estátuas históricas e prédios antigos. Um dos edifícios mais famosos fica no entorno do viaduto do Chá e, atualmente, abriga um shopping. O edifício Alexandre Mackenzie, conhecido como prédio da Light, abrigou a antiga companhia elétrica de São Paulo.


Foto: Arquivo Público do Estado de São Paulo/Memória Pública/Coleção de fotos de São Paulo Foto: Reinaldo Marques/Terra

6 – Mercado Municipal
O Mercado Municipal de São Paulo foi inaugurado em 1933 e é um dos pontos turísticos mais visitados na cidade. Desenvolvido pelo escritório do renomado arquiteto Ramos de Azevedo, é famoso pela bela fachada e pelos vitrais de Conrado Sorgenicht Filho. Além das diversas bancas com produtos variados, a dica para quem visita o Mercadão é saborear os tradicionais sanduíches de mortadela e pastel de bacalhau.


Foto: Arquivo Público do Estado de São Paulo/Memória Pública/Coleção de fotos de São Paulo Foto: Reinaldo Marques/Terra

7 – Theatro Municipal
Do lado oposto ao prédio da Light, é possível avistar uma das construções mais bonitas da capital paulista. O Theatro Municipal, que foi completamente reformado em 2011 – quando completou 100 anos – ,foi inspirado na ópera de Paris e tem grande importância histórica por ter sido palco da Semana de Arte Moderna de 1922. O corpo artístico do Theatro Municipal de São Paulo é composto pela Orquestra Sinfônica Municipal, Orquestra Experimental de Repertório, Balé da Cidade de São Paulo, Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, Coral Lírico, Coral Paulistano e as Escolas de Dança e de Música de São Paulo.


Foto: Reprodução Foto: Ricardo Matsukawa/Terra

8 – Estação da Luz
Outro prédio histórico localizado no centro de São Paulo abriga a estação de trens mais tradicional da cidade. A estação foi construída no fim do século 19 com o objetivo de sediar a recém-criada Companhia São Paulo Railway, de origem britânica, e ser a parada paulistana da linha ferroviária que ligaria a capital a Santos e Jundiaí. A estação possui um conjunto arquitetônico que simboliza a grandeza de São Paulo. A estrutura metálica de ferro fundido que lhe dá sustentação foi trazida da Inglaterra.


Foto: Reprodução Foto: SPTuris/Terra

9 – Avenida 9 de Julho
Esta avenida é uma das principais vias de ligação entre o centro da capital paulista e a zona sul, passando pela avenida Paulista e os Jardins. O nome da avenida possui um significado especial para o paulistano, pois foi no dia 9 de julho de 1932 que estourou a revolução constitucionalista, na qual o Estado lutou contra as forças nacionais por uma nova Constituição. A avenida começa no vale do Anhangabaú, passa por baixo da avenida Paulista, cruzando os jardins, Itaim Bibi, Vila Olímpia, e termina na marginal do Rio Pinheiros. 


Foto: Arquivo Público do Estado de São Paulo/Memória Pública/Coleção de fotos de São Paulo Foto: Reinaldo Marques/Terra

10 – Avenida Paulista
A avenida mais famosa de São Paulo, que acaba de completar 120 anos de vida, é um dos roteiros mais ecléticos para quem visita a capital. Centro financeiro, ela também abriga importantes espaços culturais e ao seu entorno é possível encontrar os bares e restaurantes mais descolados da cena paulistana. Inaugurada em 1891, ela nasceu como endereço dos barões do café e se tornou um dos espaços mais democráticos de São Paulo, que abriga festas populares como o Réveillon e a Parada Gay, além de eventos mundialmente conhecidos, como a Corrida de São Silvestre.


Foto: Reprodução Foto: Ricardo Matsukawa/Terra

11 – Masp
O Museu de Arte de São Paulo (Masp) é um dos maiores símbolos da avenida Paulista. Inaugurado em 1947, está no atual endereço desde 1968. Projetado pela arquiteta Lina Bo Bardi, o famoso vão livre foi concebido pelo engenheiro José Carlos de Figueiredo Ferraz. O Masp possui a mais importante coleção de arte ocidental da América Latina. O acervo do museu é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.


Foto: Reprodução Foto: Ricardo Matsukawa/Terra

12 – Av. Ipiranga X Av. São João
Imortalizado na música “Sampa”, de Caetano Veloso, o cruzamento das avenidas Ipiranga e São João é um dos pontos mais conhecidos de São Paulo. Localizado no coração da cidade, durante o dia recebe os pedestres, sempre apressados, e, durante a noite, se rende aos bares e frequentadores noturnos. Para entender o significado da música, só fazendo um happy hour na famosa esquina. 


Foto: Reprodução Foto: Rubens Chiri/Prefeitura de São Paulo/Divulgação

13 – Edifício Copan
Projetado na década de 50 pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o prédio surgiu na época de explosão econômica em São Paulo. O edifício possui mais de mil apartamentos, distribuídos em seis blocos, e uma área comercial no térreo. A forma sinuosa o transforma em um edifício único em São Paulo. Pena que outras construções ao redor acabaram por esconder um pouco o famoso prédio do centro da capital. 

Foto: Reprodução Foto: Reinaldo Marques/Terra

14 – Museu do Ipiranga
O Museu Paulista da Universidade de São Paulo, conhecido também como Museu do Ipiranga, faz parte do Parque da Independência. O espaço une a arquitetura imponente do prédio do museu às belezas naturais de seus jardins. No acervo, os visitantes encontram obras importantes da história não só de São Paulo, mas do surgimento do Brasil como país. O museu fica no terreno histórico onde ocorreu o famoso grito da independência, no dia 7 de setembro de 1822. 


Foto: Arquivo Público do Estado de São Paulo/Memória Pública/Coleção de fotos de São Paulo Foto: Rubens Chiri/Prefeitura de São Paulo/Divulgação

15 – Estádio do Pacaembu
O Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, é um patrimônio arquitetônico e esportivo da cidade. Inaugurado em 27 de abril de 1940, foi considerado na época o mais moderno estádio da América do Sul, com capacidade para acolher 70 mil pessoas. Em 1950, recebeu o jogo entre Brasil e Suíça da Copa do Mundo de futebol e, durante os 70 anos de história, já foi palco de várias decisões de campeonatos e jogos históricos. 


Foto: Reprodução Foto: Ricardo Matsukawa/Terra

16 – Morumbi
O Estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi, é o maior estádio de São Paulo e palco de muitas apresentações musicais na capital. A partida inaugural foi no dia 2 de outubro de 1960, entre São Paulo e o Sporting Lisboa, partida vencida pelo tricolor paulista por 1 a 0. Apesar de ter ficado de fora da Copa do Mundo de 2014, a diretoria do São Paulo anunciou uma ampla reforma, que contará com a instalação de uma cobertura e a inauguração de um hotel ao lado do estádio. 


Foto: Reprodução Foto: Rubens Chiri /SPFC/Divulgação

17- Rio Tietê
O Tietê é um dos rios mais importantes do Estado de São Paulo. Sua nascente fica em Salesópolis e atravessa a cidade de São Paulo ainda no seu trecho inicial. No início do século passado, o rio era palco de competições de remo entre clubes tradicionais como o Espéria e o Tietê. Com o desenvolvimento da cidade, o trajeto do rio foi completamente modificado no trecho urbano e passou a receber boa parte do esgoto doméstico gerado na metrópole. Apesar das obras de aprofundamento da calha, o Tietê ainda provoca enchentes. O que poderia ser uma beleza natural acabou virando um problema para o paulistano. 


Foto: Reprodução Foto: Reinaldo Marques/Terra

Autor: Terra e São Paulo