Monica Porto é a primeira engenheira a receber o Título de Eminente Engenheiro do Ano

O Instituto de Engenharia realizou ontem, 12 de dezembro, a 53ª edição da entrega do Título de Eminente Engenheiro do Ano. A engenheira Civil Monica Ferreira do Amaral Porto foi a homenageada por suas realizações na área de Recursos Hídricos. 

Neste ano, a premiação foi ainda mais especial, pois pela primeira vez, a Casa agraciou uma engenheira com o Título, e a data também marcou o centenário do Instituto de Engenharia.

Monica Porto é, atualmente, secretária Adjunta de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo e professora titular da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, na área de Engenharia Ambiental. 

A cerimônia foi presidida por Camil Eid, presidente do Instituto de Engenharia, Benedito Braga, secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo – representando o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin-, João Carlos de Souza Meirelles, secretário de Estado e Energia e Mineração do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, deputado Federal, e André Steagall Gertsenchtein, presidente do Conselho Consultivo do Instituto de Engenharia, e que fez o discurso em homenagem à premiada juntamente com Rubem La Laina Porto, professor da Poli/USP e marido da engenheira Monica Porto. 

O Título de Eminente Engenheiro do Ano é concedido desde 1963, em reconhecimento aos profissionais de destacada atuação no meio e/ou que tenham uma carreira marcada por contínuas contribuições para a elevação e para o aprimoramento da engenharia. 

Clique aqui e leia o discurso de Camil Eid, presidente do Instituto de Engenharia.

Trabalhos Técnicos 

Na ocasião, a vice-presidência de Atividades Técnicas entregou a Premiação das Divisões Técnicas 2016. A vice-presidente da área, a engenheira Miriana Marques, concedeu o Prêmio de Melhor Trabalho do Ano Analisando Temas de Interesse Público, a Amândio Martins, cujo trabalho abordou o tema Sistemas de gerência de manutenção de pavimentos urbanos e índices de serventia do pavimento. 

A Divisão Técnica de Estruturas recebeu o prêmio como a DT mais atuante. Na foto, (da esq. p/ dir.), Lúcio Laginha, vice-coordenador, Miriana Marques, Natan Levental, coordenador, e Roberto Kochen, diretor do Departamento de Engenharia do Habitat e Infraestrutura. 

A Divisão de Informática recebeu o prêmio como a DT com Melhor Avaliação Qualitativa. Na foto (da esq, p/ dir.), Miriana Marques, Pedro Badra, coordenador, e Jerônimo Cabral, diretor do Departamento de Engenharia de Produção. 

Leia a matéria completa na próxima edição do Jornal do Instituto de Engenharia.

Autor: Isabel Dianin