Espaço Natura Cajamar – Visita Técnica

No dia 16 de agosto, foi realizada a visita técnica ao Espaço Natura Cajamar.
Promovido pelo Instituto de Engenharia, esse evento mostrou como uma empresa olha de maneira abrangente o lugar que ela ocupa no mundo, cumprindo de maneira espetacular os objetivos firmados com os acionistas, com a sociedade e com o meio ambiente. 

A visita foi realizada por grupo multidisciplinar formado por diversos segmentos profissionais. Foi um sucesso absoluto em termos de expansão do conhecimento e estimulo a possibilidades antes não imaginadas, provocando nos participantes uma nova forma de pensar que, daqui em diante, certamente vão influir em suas carreiras profissionais e até em suas vidas particulares. 

Projetada no final dos anos 1990 pelo renomado arquiteto Roberto Loeb, a Unidade Industrial de Cajamar tem 85.000 m² de área construída e está implantada em um terreno de 680.000 m². O estilo moderno, aberto e arejado das edificações, não deixou passar ao largo a sustentabilidade que se propunha como partido do projeto. Tudo foi pensado para que se usasse de maneira racional a energia, a água, a iluminação e a ventilação naturais, de forma a obter um produto final compatível com a visão de futuro sustentável da empresa. Todo o esgoto industrial e doméstico é tratado em ETE própria, gerando água de reuso utilizada em serviços, irrigação e bacias sanitárias. 

O site é composto por três fábricas, centro de pesquisa, centro administrativo, além de áreas de convívio, restaurante, creche, loja, serviços e clube, enfim, tudo para que os colaboradores possam usufruir de um ambiente de trabalho saudável e agradável. A importância do ser humano neste contexto é um dos princípios que faz dessa unidade industrial uma das mais comentadas no mundo corporativo. 

Nas fábricas, equipamentos modernos, alto grau de automação e controle e produtos tecnicamente avançados contrastam com os elementos básicos coletados na natureza pela população nativa da floresta amazônica, e compõe várias linhas de produtos de sucesso, reconhecidos mundialmente como ecológicos, sustentáveis e socialmente corretos. 

Atenção especial é dada ao Centro de Distribuição Vertical, equipado com transelevadores que classificam e depositam e retiram matérias-primas e produtos acabados em lugares pré-definidos, de forma totalmente automática e sem contato humano. 

Toda esta filosofia empresarial torna a Natura naquilo que os acionistas acham maravilhoso: visibilidade, apoio às causas sociais e geração de dividendos. Afinal, o que de melhor pode acontecer em uma empresa ? 

Particularmente, vejo a Natura como uma referência em evolução e essa unidade industrial representa tudo aquilo que se almeja para o futuro do nosso país e da humanidade como um todo. Por meio da minha empresa, tive a oportunidade de participar do desenvolvimento de projetos dos sistemas elétricos, hidráulicos e industriais que compõe o site, projetando prédios sustentáveis e certificados. Nesses processos sempre tive a certeza de estar aprendendo coisas que não se ensina nas universidades e essa visita me permitiu ver sob outro ângulo o mundo que criamos como engenheiros.
*Levon Sevzatian é engenheiro Industrial Eletricista, mackenzista e sócio da Procion Engenharia.

CLIQUE AQUI E CONFIRA A GALERIA DE IMAGENS DA VISITA.

Autor: *Levon Sevzatian