Construção sustentável…você sabia?

1)Você Sabia… …
Que o desenvolvimento sustentável é conceituado como a capacidade da geração atual de atender as suas necessidades sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às delas ? 

2)Você Sabia… …
Que a sustentabilidade caracteriza-se por três dimensões: econômica, social e ambiental ? 

3)Você Sabia… …
Que a dimensão econômica da construção sustentável tem impacto na valorização do ativo imobiliário, criação de empregos diretos e indiretos e desenvolvimento de outros setores ? 

4) Você Sabia… …
Que a dimensão social da construção sustentável impacta na saúde e segurança do trabalho, formação profissional integração e envolvimento das comunidades locais, alterações paisagísticas e urbanas, além de impacto visual ? 

5)Você Sabia… …
Que a dimensão ambiental da construção sustentável afeta os recursos naturais (água, energia e matérias primas), emissões de gases com efeito estufa e outros compostos poluentes, produção de resíduos, qualidade de ambiente exterior/interior: conforto térmico e acústico, contaminação dos solos, ocupação dos solos, além de impactos na biodiversdidade ? 

6) Você Sabia… …
Que o ciclo vital da Engenharia (criação, construção, reabilitação, desconstrução e reciclagem) é fator de relevante influência no meio ambiente ? 

7) Você Sabia… …
Que o o impacto da construção civil no meio ambiente é significativo, pois as edificações consomem aproximadamente 50% da energia mundial (construção e manutenção), consoante dados da Associação de Estudos Geobiológicos da Espanha, na Jornada de Bioconstruccion (Madrid 1996) em trabalho de Sofia Bealing & Stefan e Philip Steadman, que indica outros 25% para a indústria e os demais 25% para o transporte ? 

8) Você Sabia… …
Que os impactos da construção civil implicam na:-
< geração de 35 a 40% de todo resíduo produzido na atividade humana;
< na construção e reforma dos edifícios se produzem anualmente perto de 400 Kg por habitante, volume quase igual ao do lixo urbano;
< a produção de cimento gera 8% a 9% de todo o CO2 emitido no Brasil, sendo 6% somente na descarbonatação do calcário ? 

9) Você Sabia… …
Que as principais medidas para minimizar os nefastos impactos da construção civil no meio ambiente são as seguintes:-

1) Redução do consumo de energia ;
2) Redução do consumo de água ;
3) Aumento da absorção da água da chuva;–
4) Redução do volume de lixo e maior facilidade de reciclagem;–
5) Facilidade de limpeza e manutenção;
6) Utilização de material reciclado, e
7) Aumento da durabilidade do edifício ? 

10) Você Sabia… …
Que os Engenheiros Diagnósticos em Edificações podem colaborar, e muito, com o desenvolvimento sustentável, pois as experiências decorrentes das inúmeras vistorias, além dos conhecimentos das boas tecnologias, propiciam facilidades na análise da sustentabilidade e conseqüentes orientações de melhoramentos ? 

11) Você Sabia… …
Que 50% do consumo de energia mundial é gasto em decorrência das edificações (construção e manutenção), consoante dados da Associação de Estudos Geobiológicos da Espanha, sendo os outros 25% para a indústria e os demais 25% para o transporte, torna-se imprescindível o estudo e implantação de medidas que propiciem racionalidade nesse consumo ? 

12) Você Sabia… …
Que 50% do consumo de energia mundial é gasto em decorrência das edificações existentes no mundo ? 

13) Você Sabia… …
Que as novas edificações vêm sendo projetadas com visão ecológica, havendo, inclusive, normas técnicas e certificações internacionais para os “Green Building”? 

14) Você Sabia… …
Que a maioria dos antigos edifícios não contempla projetos ou equipamentos com esses objetivos de sustentabilidade, ou outras medidas que propiciem maior proteção ao meio ambiente, motivo da importância de se incluir esses itens no plano de manutenção de melhoria ou de reabilitação ? 

15) Você Sabia… …
Que a sustentabilidade predial é a busca do equilíbrio entre o consumo, preservação, reciclagem de materiais, energia e recursos renováveis, bem como a redução da poluição na construção e manutenção das edificações, visando atender as necessidades dos usuários com viabilidade econômica e prolongada vida útil ? 

16) Você Sabia… …
Que a moderna visão de manutenção predial de melhoria vem na esteira da qualidade total e é orientada no sentido de melhorar o desempenho da edificação através de alterações e modificações, podendo incluir as reduções de consumo de água e energia, bem como outras medidas de proteção ao meio ambiente ? 

17) Você Sabia… …
Que o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU revelou que já existem inúmeros instrumentos para se evitar os males maiores do aquecimento, recomendando melhor uso para a luz solar na iluminação dos edifícios, bem como reduzir a dependência de sistemas de climatização. Também sugeriram o redesenho das plantas industriais para que demandem menos energia e emitam menos gases, implementação de técnicas de manejo da terra com maior responsabilidade que, combinadas ao reflorestamento e ao combate irrestrito ao desmatamento podem controlar 50% das emissões de CO2 do planeta? 

18) Você Sabia… …
Que atualmente já é possível a adoção de inúmeras medidas técnicas visando a sustentabilidade predial e também melhor desempenho da edificação, cabendo destacar que para a redução de consumo de energia pode-se fazer o seguinte:-
 aquecimento solar para água quente ao invés de energia elétrica;
 programas integrados para conjuntos de elevadores evitando viagens duplas;
 automatização no funcionamento de bombas e iluminação de áreas comuns;
 instalação de brises para melhoria da ventilação e iluminação;
 utilização de lâmpadas e luminárias de alto desempenho ? 

19) Você Sabia… …
Que para se reduzir o consumo de água nos condomínios pode-se adotar inúmeras medidas, dentre as quais recomenda-se fazer o seguinte
 reuso das águas de lavatório e banho para a descarga das bacias sanitárias;
 reuso da água de condensação dos fancoils;
 retenção de água de chuva em áreas permeáveis e reservatórios;
 instalação de medidores individuais;
 instalação de torneiras automatizadas e vasos sanitários de baixa vazão;
 instalação de chuveiros de alto desempenho;
 irrigação automática de jardins? 

20) Você Sabia… …
Que para se fazer reciclagem e adotar outras medidas de desenvolvimento sustentável, os condomínios podem fazer o seguinte:-
 revestimentos claros nas fachadas;
 coleta seletiva de lixo;
 mobiliários e revestimentos de madeira certificada;
 revestimentos com manutenibilidade e facilidade de limpeza;
 coberturas com isolamento térmico;
 jardins no térreo;
 vidros das fachadas laminados e reflexivos;
 uso de produtos químicos biodegradáveis (limpeza);
 uso de produtos químicos de baixa toxidade (tintas,etc);
 utilização de materiais reciclados (papel, plástico, etc)? 

21) Você Sabia… …
Que essas medidas de sustentabilidade predial e outras podem ser implementadas no planejamento de manutenção de melhoria das edificações existentes, pois seus custos de implantação serão recuperados em pequeno ou médio prazo, representando verdadeiro investimento econômico a longo prazo, além de ser providência politicamente correta e de elevada responsabilidade social, possibilitando a valorização imobiliária e a redução da taxa condominial? 

22) Você Sabia… … 
Que você também é responsável pela sustentabilidade e que a melhor medida de proteção ao meio ambiente ainda é a conscientização da sociedade. Nesse sentido, o treinamento dos operadores e usuários das edificações, através de palestras e cursos de sustentabilidade, é um dos melhores recursos em prol da manutenção predial sustentável, pois ensina o uso adequado e econômico da edificação.