Crea-SP inaugura nova sede de Unidade de Gestão de Inspetoria em Americana

Na última sexta-feira (20/05) o Crea-SP realizou em Americana a solenidade de inauguração da nova sede da sua Unidade de Gestão de Inspetoria naquele município, à Rua das Castanheiras, 156 – Jardim São Paulo, onde também funcionará a recém-criada Associação Regional de Engenheiros, Arquitetos, Agrônomos, Tecnólogos e Técnicos da Indústria – AREATI, que, além de Americana, congrega profissionais de Hortolândia, Nova Odessa, Santa Bárbara D’Oeste e Sumaré.

O presidente da AREATI,Engº Industrial Mecânico João Ulysses Laudissi, informa que a entidade de classe “foi fundada no dia 19 de fevereiro do ano passado, na presença de 42 profissionais da área tecnológica, entre engenheiros, arquitetos, agrônomos e tecnólogos e técnicos do setor industrial de nossa região, que se reuniram aqui em Americana, juntamente com o presidente do Crea-SP, Eng. Francisco Kurimori, o presidente da Federação das Associações de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo – FAEASP, Arq. Urb. Valdir Bergamini, o então coordenador da União das Associações de Engenharia, Arquitetura e Agronomia da Baixa e Média Mogiana – UNABAMM, Eng. Mecânico Mário Antônio Mastaguin, e os Diretores da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea – Mútua-SP, Engenheiros Agrônomos Pedro Shigueru Katayama e Aldo Rosseto e o Eng. Civil Egydio Angerami, para fundar esta que é a primeira Associação paulista com foco exclusivo nos profissionais da área tecnológica que atuam no setor industrial, tendo em mente os objetivos fundamentais de defender os interesses da classe e zelar pela ética profissional e na política”.

Na solenidade foram homenageados os Diretores da AREATI por seu desempenho à frente da entidade e outras autoridades que contribuíram decisivamente para a sua organização.

Em breve depoimento, o Presidente do Crea-SP, Eng. Francisco Kurimori (foto acima), enalteceu a conquista da AREATI de focar suas atividades no profissional ligado ao setor industrial. “Pela primeira vez na história das Associações paulistas – lembrou Kurimori – os profissionais desse setor receberão atenção especial de sua entidade de classe. Afinal, os materiais industrializados estão cada vez mais presentes no mercado da construção civil e a Associação poderá acompanhar a evolução tecnológica da área, para assim capacitar todo profissional interessado nas inovações do mercado”.

Em sua fala João Laudissi agradeceu a atitude dos Diretores e Conselheiros da AREATI, “sempre juntos na defesa da nossa Associação, valorizando os nossos ideais”. Compõem ainda a diretoria da AREATI o Eng. Agrônomo Valdemir Aparecido Ravagnani (Vice-Presidente), o Eng. Eletricista Mário Yagami Filho (1º Secretário), o Eng. Eletricista Nelson Sartori Júnior (2º Secretário), o Eng. Civil Leonardo Cesar de Campos (1º Tesoureiro) e o Eng. de Segurança do Trabalho Fábio Vieira dos Santos (2º Tesoureiro). No Conselho Fiscal estão, como titulares, o Eng. Civil Batista Franciscangelis, o Eng. Eletricista Alex Sandro Batistella e o Eng. Eletricista Arlindo Facioli, e, na suplência, o Eng. Civil Luiz Roberto Sega, o Eng. Civil Francisco Lelis Chicone e o Eng. Agrônomo Neylton Antonio Maluf. As atividades administrativas da AREATI estão a cargo da Engenheira Ambiental Larissa Reami.

“Para atingir seus objetivos – continuou João Laudissi – a AREATI se propõe a construir uma ampla rede de relacionamentos entre os profissionais da Engenharia, Arquitetura e Agronomia que atuam no setor secundário da economia, ou seja, nas indústrias, agremiando em seus quadros não apenas esses profissionais, mas também os Tecnólogos e Técnicos Industriais; circunscreverprioritariamente a sua geografia de atuação aos municípios de Americana, Hortolândia, Nova Odessa, Santa Bárbara d´Oeste e Sumaré; estimular a criação de grupos multidisciplinares para a geração de novos negócios e formação de parcerias para realizações de projetos; e promover eventos de educação continuada para os seus associados e demais profissionais com registro no Crea-SP, estudos de questões técnicas e administrativas, atividades culturais e sociais e, ainda, o intercâmbio cultural e social com outras Entidades de Classe”.

Citando o Padre Antônio Vieira – “para falar ao vento bastam palavras; para falar ao coração são necessárias obras” – Laudissi lembrou que “a AREATI optou por falar ao coração e, depois de ano e meio de sua fundação, está colhendo os frutos de sua dedicação, certa de que, quando se quer alguma coisa de verdade, ela se torna possível”.

Segundo o presidente da Associação, “a AREATI está pronta para atuar nas diversas comissões que são tradicionalmente constituídas pelos Poderes Públicos Municipais, Estadual e Federal para agir em suas esferas, fazendo valer seu caráter social de integração junto à sociedade. Os nossos profissionais, uma vez nestas comissões, só as enriquecerão, pois são pessoas probas e experientes no seu campo de atuação”.

A AREATI realizou no último ano uma série de eventos de informação tecnológica e, de acordo com seu presidente, “dará especial ênfase na continuidade desses encontros que focalizam a educação continuada e que possam trazer aos colegas um enriquecimento na sua vida profissional”.

“Com muita esperança – finalizou Laudissi – queremos voar alto, mergulhar fundo e encontrar o nosso próprio caminho, sem ter medo de tentar, de recomeçar, de insistir, pois o maior naufrágio é não partir, e queremos caminhar em paz, praticando a justiça com afeto e tolerância”.

Autor: Departamento de Comunicação do Crea-SP