Construir e reconstruir é a vocação natural da Engenharia

O INSTITUTO DE ENGENHARIA é uma associação civil de âmbito nacional, sem fins econômicos nem lucrativos, reconhecido de utilidade pública por Lei, que completa este ano o seu Centenário de fundação, sendo gerido sempre de forma independente, rotativa e voluntária por seus Associados e mantendo o ideário permanente de discutir e propor soluções para os grandes temas de interesse nacional.

• O INSTITUTO DE ENGENHARIA tem como missão promover a Engenharia em benefício do desenvolvimento e da qualidade de vida da sociedade brasileira, estabelecendo o elo necessário entre a Ciência e a Experiência e fornecendo uma ponte sólida para viabilizar o crescimento sustentado do País.

• Construir pontes, no sentido literal e estabelecer pontes de esperança e solidariedade para um futuro melhor de seus habitantes, é um dos objetivos estatutários permanentes do INSTITUTO DE ENGENHARIA entre os quais se incluem entre outros, ações para:

– promover a defesa do interesse público;
– incentivar a evolução da Engenharia e o desenvolvimento científico e tecnológico do País;
– contribuir para o aprimoramento das instituições nacionais e postar-se na defesa dos princípios democráticos e do o de Direito, que as alicerçam;

• Construir e reconstruir é a vocação natural da Engenharia.

O INSTITUTO DE ENGENHARIA, fiel às suas tradições centenárias, sem omitir-se, mas isento de qualquer laivo oportunista, vem de público, no devido tempo, manifestar-se sobre a crise moral, política e econômica que se abate sobre a nação.

O INSTITUTO DE ENGENHARIA apoia de forma total e sem restrições as operações de combate à corrupção, ora em curso, convicto de que seu êxito é fundamental para a recuperação da confiança e da credibilidade, imprescindíveis à retomada do crescimento e ao desenvolvimento social e econômico do país.

O bem-estar de um povo pode ser medido pelos constantes investimentos na melhoria da qualidade dos serviços públicos que lhe são prestados.

Quando ocorre uma retração econômica como a que atualmente enfrenta o Brasil, após um fugaz surto de progresso no primeiro decênio do século, é essencial o estudo aprofundado da situação geral do país e a busca de soluções viáveis e tempestivas para saná-la.

O INSTITUTO DE ENGENHARIA acredita no futuro do país e propõe-se a participar ativamente de um esforço pela retomada do desenvolvimento, fundado nos princípios éticos que devem presidi-lo.

Sempre, nos graves momentos da vida nacional, o INSTITUTO DE ENGENHARIA se posicionou ao lado dos que defendem as nobres causas em que desempenhou papel preponderante e nas muitas outras ocasiões quando sua voz se fez ouvir.

O INSTITUTO DE ENGENHARIA, coerente com sua história, manifesta sua confiança nas instituições do País na certeza de que os Poderes da República e os Órgãos de Estado continuarão a percorrer os caminhos corretos para a superação da crise que aflige a nação brasileira.

Caminhos que passam necessariamente pela luta sem tréguas à corrupção e pelo retorno a mais rigorosa obediência e respeito aos preceitos legais e morais que regem o trato da coisa pública.

O INSTITUTO DE ENGENHARIA é a casa da Engenharia e com esta tem um compromisso que será cumprido e honrado.

Camil Eid
Presidente do Instituto de Engenharia