Reforma em Edificações

Em 7 de abril, durante a reunião conjunta dos Fóruns de Entidades de Classe e Instituições de Ensino do Crea-SP, realizada no auditório da Sede Angélica, na Capital paulista, o Conselheiro Eng. Civ. Márcio de Almeida Pernambuco, Coordenador da Comissão de Relações Públicas do Conselho, ministrou a palestra “NBR 16280 – Reforma em Edificações – Sistema de Gestão de Obras e Reformas”.

A referida norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) estabelece os parâmetros para o sistema de gestão de requisitos de processos, projetos, execução e segurança das reformas em edificações, determinando que “toda reforma de imóvel que altere ou comprometa a segurança da edificação ou de seu entorno precisa de laudo técnico assinado por engenheiro ou profissional da área. E o síndico ou a administradora, com base em parecer de especialista, poderão autorizar (com ou sem ressalvas) ou proibir a reforma, caso entendam que ela irá colocar em risco a edificação”.

Para o engenheiro Pernambuco, a aplicação da norma profissionaliza os serviços de reforma, assegurando qualidade e segurança para todos, pois estabelece o profissional como responsável técnico pela intervenção e abre uma oportunidade de trabalho para engenheiros de diversas modalidades.

Compuseram a mesa diretora da reunião (da direita para a esquerda) a Chefe de Gabinete, Eng. Elisabete Rodrigues; o Diretor de Educação, Eng. Agr. Valdemar Antonio Demétrio; e o Diretor de Entidades de Classe, Eng. Civ. Rogério de Souza Carvalho.

O palestrante Márcio Pernambuco formou-se em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia de São Paulo e, no período entre 2002 e 2007, já havia sido conselheiro titular do Crea-SP por dois mandatos. O engenheiro também é consultor nas áreas de acervo técnico, licitação de obras e serviços de engenharia e investimentos imobiliários.

Autor: Departamento de Comunicação do Crea-SP