Produção de energia elétrica com utilização de um inversor fotovoltaico

Já pensou em receber a conta de luz mais barata? Essa é a realidade do eletrotécnico Alírio Macedo, morador da cidade de Chapadão do Sul, município de Mato Grosso do Sul. Macedo elaborou um projeto de geração de energia elétrica, que posteriormente é inserida na rede elétrica pública, e a energia produzida em excesso gera um bônus que pode ser consumido em até três anos.

Imagem: Jovem Sul News

Fonte de energia limpa, a origem da eletricidade produzida é a luz solar, através de painéis fotovoltaicos, o que proporciona um grande ganho ambiental. A conversão é realizada por um inversor fotovoltaico On-Gride. A economia na conta de luz acontece devido à geração de energia elétrica durante o dia a partir da luz solar, não sendo necessário utilizar a energia elétrica distribuída pela concessionária.

Além disso, nos meses em que o consumo de energia elétrica é alto, vale a pena utilizar o excedente produzido, o que proporciona economia financeira aos usuários. Este bônus poderá ser utilizado inclusive para outras residências cadastradas na concessionária de energia elétrica e, depois de completados os 3 anos, os bônus são zerados e tem início um novo período de acumulação.

De acordo com o eletrotécnico Alírio Macedo, o sistema tem uma vida útil de 25 a 30 anos. O investimento no projeto será retornado em um período de 7 a 8 anos. O aparelho conversor conta com saída USB para o computador, além de um Wi-Fi, necessário para a transmissão das informações sobre a geração de energia elétrica.

Na figura a seguir é possível ver com mais detalhes o processo de transformação da energia solar na produção de energia elétrica. O inversor solar é o equipamento utilizado na conversão da energia gerada pelos painéis solares, de corrente contínua para corrente alternada, esta última necessária para o funcionamento dos aparelhos, eletrodomésticos, chuveiros e outros equipamentos de nossa casa. 


Imagem: Real Watt

Referências: Jovem Sul News, Portal Solar

Autor: Blog da Engenharia