Saudação de Camil Eid, presidente do Instituto de Engenharia, durante a entrega do Título de Eminente Engenheiro do Ano

SAUDAÇÃO AO EMINENTE ENGENHEIRO DO ANO DE 2015, ENGENHEIRO PLINIO ASSMANN.

Senhores e Senhoras,

Todos os anos o Instituto de Engenharia escolhe uma personalidade do mundo da engenharia que tenha ao longo de sua atividade profissional contribuído decisivamente para o desenvolvimento de nosso pais e muito tenha se destacado no desempenho de suas tarefas e defesa da engenharia brasileira. 

É uma premiação cheia de simbolismos, pois assim como leva em conta a atuação e contribuição pessoal do escolhido, reflete também de certa forma o reflexo de seu trabalho no momento econômico, político e social de nosso pais.

Ao analisarmos a relação dos premiados em anos anteriores, verificamos a grande contribuição que eles deram, à sociedade e ao pais, seja através de suas atuações profissionais ou públicas, didáticas ou em defesa da engenharia e dos engenheiros. Podemos identificar assim as fases de grandes crescimentos ou dificuldades e como suas carreiras foram afetadas por estes acontecimentos.

Como todos sabem e conhecem, o momento em que vivemos, diariamente divulgado pela imprensa e estampados nos principais jornais do pais. Nossas preocupações, com grandes, médias e pequenas empresas nacionais sofrem as agruras em suas capacidades produtivas e inovadoras. Empreendedores e condutores de grandes negócios, que são os indutores do crescimento e pleno emprego encontram-se, não poucos, em situações delicadas.

Apesar desse momento que a Nação atravessa, o Instituto de Engenharia completará em 2016, cem anos de existência contínua, de muitas lutas e esforços voltados unicamente ao desenvolvimento da sociedade, dos engenheiros e da engenharia. Grandes temas foram aqui debatidos e muitos foram implantados resultando em empreendimentos de sucesso.

Atualmente, estamos empenhados na obtenção de nossos direitos pela desapropriação da nossa antiga sede e na aprovação da nossa sede definitiva, na implementação de nossa inserção na era digital, na formulação de planos e sugestões de melhorias e viabilização de projetos de infraestrutura, para envio às autoridades e governos das três instancias. Não estamos parados aguardando dias melhores. Estamos trabalhando como sempre, de forma dedicada para obtenção dos nossos objetivos.

Por estas e muitas outras razões, a escolha do Eminente Engenheiro do Ano foi, por um lado muito difícil pela grande existência de bons nomes, e por outro lado foi uma escolha fácil e bastante satisfatória pelas muitas qualidades do escolhido. O indicado é o Engenheiro Plinio Assmann, cuja atuação profissional e pessoal atravessou todas as fases importantes das últimas décadas, das épocas de grande crescimento e realizações, aos diversos momentos difíceis como os que ora vivemos.

Sempre dinâmico, empreendedor, líder, homem de resultados e com enorme visão de futuro, jamais deixou-se empolgar além da conta nos momentos de sólidas realizações, bem nas agruras que enfrentou.

Plinio Assmann sempre esteve envolvido em grandes projetos de infraestrutura e na discussão e colaboração desinteressada a programas governamentais, entidades de classe e defesa dos valores maiores de nosso pais. Foi, entre muitas outras atividades, Presidente de nosso Instituto de Engenharia nos anos de 1983 e 1984 e até hoje colabora decisivamente com esta casa centenária. Sempre pensando no futuro e nas soluções possíveis dos problemas de nosso pais, ensina-nos sempre com sua visão e inteligência privilegiadas. E assim, recebe hoje esta nossa justa homenagem.

Parabéns Engenheiro Plinio Assmann, nosso amigo, Conselheiro e grande motivador. Muito obrigado pela colaboração, lealdade, amizade e companheirismo.

O Brasil é maior que suas crises.

Camil Eid
Presidente do Instituto de Engenharia

Autor: Camil Eid