BDE Explica: Empresas Juniores na Engenharia

Durante os anos de estudos no ensino superior, os futuros profissionais adquirem conhecimentos e têm diferentes experiências que fazem parte de uma formação mais abrangente e voltada ao mercado de trabalho. Entre as possibilidades, uma boa oportunidade de aprimoramento profissional é fazer parte de uma empresa júnior. E na área da Engenharia não faltam bons exemplos.

Mas afinal, o que é uma empresa júnior? Criada e gerida por alunos do ensino superior, é uma associação civil sem fins lucrativos, que tem entre os objetivos estimular o crescimento profissional do estudante, e oferecer serviços de qualidade e de baixo custo à sociedade. Os estudantes adquirem diferentes conhecimentos, desde a gestão de projetos à gestão de pessoas. Portanto, a empresa júnior tem suas bases fundamentadas no tripé: alunos (em parceria com os professores), universidades e empresas, estas últimas são beneficiadas pelos serviços oferecidos a partir dos projetos dos alunos. 

A primeira empresa júnior foi criada em 1967, em Paris, na França. No Brasil, as primeiras surgiram em fins da década de 80, e o número de empresas abertas não para de crescer, principalmente em tempos de crise, devido aos baixos valores cobrados. De acordo com informações divulgadas em 2012, um terço das empresas juniores do país são de Engenharia, com destaque para os estados de Minas Gerais e Santa Catarina. As empresas júnior, em âmbito nacional, são representadas pela Brasil Júnior, a Confederação Brasileira de Empresas Juniores. Descubra apenas algumas das muitas Empresas Juniores de estudantes de Engenharia espalhadas pelo país:

+ Póli Júnior

Fundada em 1989 como a primeira empresa júnior do país, está localizada na Escola Politécnica, na Cidade Universitária da Universidade de São Paulo. Atua em diferentes áreas da Engenharia.
Entre os projetos desta empresa júnior, destaque para o de acústica voltado ao Grêmio Politécnico, a projeção de um sistema para organização de documentos da área administrativa de uma construtora e o projeto de engenharia civil, para a construção de uma casa.
Site: Póli Júnior 

+ 3E

A 3E é formada por estudantes da graduação e pós-graduação da Faculdade de Engenharia Elétrica (FEEC) da Universidade Estadual de Campinas, a Unicamp. Os serviços são voltados à consultoria em Engenharia Elétrica, como o planejamento de instalações elétricas e projetos de Eletrônica Analógica e Digital.
Site: 3E 

+ Jr. FAAP

Esta empresa júnior de consultoria é formada por estudantes de diferentes cursos da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), localizada em São Paulo, como Administração, Economia, Comunicação e Engenharia. Entre os projetos da Jr. FAAP destaque para a análise da viabilidade técnica de site de um estabelecimento comercial e reestruturação do Manual de Marca de uma revista.
Site: Jr. FAAP 

+ 3E-UEL

Os estudantes da Universidade Estadual de Londrina, no Paraná, criaram a empresa júnior 3E há mais de 10 anos. Os projetos estão relacionados à Eletrônica e Eletrotécnica. Entre os cases de sucesso está a consultoria em eficiência energética para uma indústria de médio porte e projetos elétricos e de telefonia para escritórios e residências.
Site: 3E-UEL 

+ Engetop

A Empresa Júnior de Engenharia Civil, da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (UFBA), foi criada em 2002 e atua, entre outros serviços, com instalações elétricas e hidrossanitárias e com projetos de edificações.
Site: Engetop 

+ Minas Jr.

A empresa dos estudantes de Engenharia de Minas é formada por estudantes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi fundada em 2005 e, além dos projetos de Engenharia de Minas, também oferece serviços sem outros setores, como na comunicação, no administrativo, no financeiro e em recursos humanos.
Site: Minas Jr.
+ I9

Formada pelos estudantes de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi criada em 1995. A I9 Consultoria é reconhecida pelos trabalhos desenvolvidos, como nos projetos relacionados a desenhos técnicos, à análise de esforços mecânicos e ao desenvolvimento de um sistema mecânico.
Site: I9 

+ Inovepro

A Inovepro foi criada pelos estudantes de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Os estudantes iniciam as atividades como trainees ou voluntários. Entre as áreas de atuação estão a de planejamento e controle da produção, o Lean Manufacturing, com o objetivo de eliminar os desperdícios durante os processos das empresas, e o gerenciamento de projetos.
Site: Inovepro
Referências: Sites das empresas juniores e G1

Autor: Blog da Engenharia