Engenheiro cria martelo de Thor que apenas ele pode levantar

O engenheiro elétrico Allen Pan recriou o objeto mais desejado pelos fãs de quadrinhos e filmes do persoangem Thor: o martelo Mjolnir. Na mitologia nórdica, o objeto é tão pesado que apenas Thor, com sua força descomunal e seu cinto (megingjard), consegue movê-lo.

Para ter o mesmo poder do deus do trovão, Pan construiu e programou o martelo para responder apenas ao toque de seu criador. Como? Usando sensores de impressão digital e o eletromagnetismo.

Sendo mais específico, o engenheiro colocou dentro do objeto um transformador de micro-ondas com um eletroímã, que usa energia elétrica para produzir um campo magnético. Isso cria uma atração magnética tão forte com superfícies de metal, que o martelo fica extremamente pesado.

O braço do Mjolnir é ligado a um sensor de toque capacitivo que serve como um aparelho de comutação. Desse modo, quando alguém agarra o punho, os eletromagnetos se unem e o martelo “gruda” na superfície de metal.

Para desligar este campo magnético e ser o único capaz a levantar o martelo, Pan colocou um sensor de impressões digitais que reconhece apenas as suas digitais. Assim, quando ele encosta o dedo no sensor, que está localizado no braço do martelo, o campo se dissipa e permite que o engenheiro levante o objeto.

Conhecido por seu canal do YouTube, o Suficciently Advanced, Pan decidiu gravar um vídeo com a réplica na praia de Venice, na Califórnia. Ele colocou o martelo sobre uma superfície de metal e pediu para que as pessoas tentassem levantar o objeto.

As cenas dos indivíduos se esforçando para tirar o objeto do local são, no mínimo, engraçadas. Para entender como o martelo foi feito e ver a brincadeira de Pan, clique no vídeo (em inglês) abaixo:

Autor: Exame.com