Conheça os engenheiros vencedores do Prêmio Talento Engenharia Estrutural 2015

A Gerdau, em parceria com a ABECE – Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural, anuncia os vencedores da 13ª edição do Prêmio Talento Engenharia Estrutural, considerada a maior premiação do segmento no Brasil. A iniciativa reconhece o trabalho de projetistas estruturais que contribuíram para o desenvolvimento do setor nas categorias Infraestrutura, Edificações, Pequeno Porte, Obras Especiais e Construção Industrializada. Neste ano, mais de 400 projetos foram inscritos para o prêmio, superando o número do ano anterior.

A escolha dos vencedores foi feita por uma comissão de profissionais formada por membros da Gerdau e da ABECE. Entre os aspectos avaliados estão o uso adequado de materiais, a economia de produtos, a concepção estrutural, a implantação harmônica em relação ao ambiente, os processos construtivos, a originalidade, a beleza e a criatividade. Além dos vencedores de cada categoria, as obras escolhidas como Destaque do Júri e o projeto destaque no quesito Sustentabilidade recebem menções honrosas, assim como a escolhida pelo público na votação online.

Na categoria Infraestrutura, o vencedor foi Catão Francisco Ribeiro, com a obra Ponte Anita Garibaldi, em Laguna (SC). Em Edificações, Guilherme Augusto D'Araujo Calvalcanti conquistou a premiação com o Residencial Alfredo Volpi, em João Pessoa (PB). Entre os projetos de Pequeno Porte, o primeiro lugar foi para Dirk Mader, com a Casa Barco, em Ilhabela (SP). Na categoria Obras Especiais, o prêmio ficou com Flávio Correia D' Alambert, responsável pela Cobertura do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro (RJ). Em Construção Industrializada, o ganhador foi Marcelo Alcântara Silveira, responsável pela Etapa VI do Shopping Iguatemi, em Fortaleza (CE). Já a menção honrosa em Sustentabilidade foi para Isaque Fagundes, com a Arena Handebol, no Rio de Janeiro (RJ), enquanto o Destaque do Júri foi para Fabrício Gustavo Tardivo, com a Estrutura de Concreto do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro (RJ). Por fim, na votação aberta ao público no site do prêmio, o vencedor, com 40% dos votos, foi Sandro Valério de Souza Cabral com a obra Restaurante Nau, em Natal (RN).

Ao longo de sua história, o Prêmio Talento Engenharia Estrutural acumula mais de 1,3 mil projetos inscritos e cerca de 40 premiados. Os vencedores dessa edição serão premiados com uma viagem à Las Vegas, onde participarão da Feira World of Concrete entre o período de 02 a 05 de fevereiro de 2016.

Conheça a lista completa dos vencedores:

• CATEGORIA INFRAESTRUTURA
Vencedor: Catão Francisco Ribeiro – Ponte Anita Garibaldi (Laguna/SC)
Menção honrosa: Robson Nelson da Silva – Alça de acesso ao Viaduto do Gasômetro (Rio de Janeiro/RJ)

• CATEGORIA EDIFICAÇÕES
Vencedor: Guilherme Augusto D´Araujo Calvalcanti – Residencial Alfredo Volpi (João Pessoa/PB)
Menção honrosa: João José Asfura Nassar – Riomar Trade Center (Recife/PE)

• CATEGORIA PEQUENO PORTE
Vencedor: Dirk Mader – Casa Barco (Ilha Bela/SP)
Menção honrosa: Sandro Valério de Souza Cabral – Restaurante Nau (Natal/RN)

• CATEGORIA OBRAS ESPECIAIS
Vencedor: Flávio Correia D' Alambert – Cobertura do Museu do Amanhã (Rio de Janeiro/RJ)
Menção honrosa: Sérgio Doniak – CEPRIC Aquário do Pantanal (Campo Grande/MS)

• CATEGORIA CONSTRUÇÃO INDUSTRIALIZADA
Vencedor: Marcelo Alcântara Silveira – Etapa VI – Shopping Iguatemi (Fortaleza/CE)
Menção honrosa: Eduardo Penteado – Praça Uberaba Shopping (Uberaba/MG)

• MENÇÃO HONROSA – SUSTENTABILIDADE
Isaque Fagundes – Arena Handebol (Rio de Janeiro/RJ)

• DESTAQUE DO JÚRI
Fabrício Gustavo Tardivo – Museu do Amanhã – Estrutura de Concreto (Rio de Janeiro/RJ)

• VOTAÇÃO ONLINE
Sandro Valério de Souza Cabral- Restaurante Nau (Natal/RN)

Autor: Segs