Concreto permeável promete ser a solução para enchentes

A empresa britânica do ramo de construção, Lafarge Tamarc, desenvolveu um novo tipo de concreto inovador que promete ser a solução para as enchentes. Com uma tecnologia permeável, o concreto batizado de TOPMIX possui a capacidade de absorver mais de 4.000 litros de água (equivalente a 880 galões) em menos de um minuto. Além disso, reduz o aquecimento das pistas em dias quentes e previne inundações superficiais causadas por tempestades evitando acidentes nas estradas ou ciclovias molhadas.

“Durante períodos de aumento das temperaturas e de chuvas intensas, a água armazenada dentro do sistema evapora, criando um efeito de resfriamento que reduz a temperatura da superfície”, explica a Lafarge Tamarc.

Seu funcionamento se dá por meio de uma camada permeável de concreto, na qual permite que a água seja drenada através de grandes seixos em uma base solta por baixo dos escombros, criando uma espécie de reservatório subterrâneo.

Este conceito já existe há mais de 60 anos, mesmo assim não é muito utilizado por sua baixa resistência aos veículos. Porém segundo a empresa, o concreto TOPMIX é ideal para estacionamentos e calçadas em áreas urbanas.

Autor: Blog da Engenharia