Engenharia impressionável: Usina hidrelétrica três gargantas

A República Popular da China sempre nos surpreende por sua robustez, é o maior país da Ásia Oriental e o país mais populoso do mundo, com mais de 1,36 bilhão de habitantes, acredite 1/5 da população mundial. Possui a maior força militar da terra, com 2,3 milhões de soldados conhecidos como Força de Libertação Popular (ELP). 

Que a China causa espanto com seus números não é mais novidade, mas vamos agora explorar outra grandeza desta nação, a maior barragem e represa do mundo construída: Usina hidrelétrica Três Gargantas.

Essa obra de engenharia foi construída no rio Yang-Tsé, na China e é a maior estação do mundo em termos de capacidade instalada (22.500 MW), superando a Usina hidrelétrica binacional de Utaipu, localizada no Rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai (14.000 MW). A usina hidrelétrica chinesa de Três Gargantas superou Itaipu na produção de energia elétrica em 2014. Dados divulgados pela Corporação das Três Gargantas, responsável pela gestão do local, e reproduzidos pela agência de notícias oficial Xinhua, mostram que a hidrelétrica produziu 98,8 milhões de megawatts por hora (MHw) no ano passado, um novo recorde para o setor. Itaipu produziu 98,5 milhões de MHw, perdendo o primeiro lugar da geração de energia, título que foi conquistado por dois anos consecutivos – 2012 e 2013. 

Outro número impressionante, a hidrelétrica Três Gargantas possui mais de 180 metros de altura e segura 1.4 trilhões de metros cúbicos de água por trás de mais de 2.8 milhões de metros cúbicos de concreto. 

A Corporação responsável pela sua construção explicou que a energia produzida em 2014 equivale à economia de 49 milhões de toneladas de carvão, que continua sendo a principal fonte de energia da China, evitando também a emissão de 100 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera.

Três gargantas foi Idealizada por Mao Tse-tung, um político, teórico, líder comunista, revolucionário e arquiteto chinês, ainda nos anos 50 para acabar com o déficit energético de Xangai, a usina chinesa só começou a ser construída em 1993 e suas obras foram finalizadas em 2006. Apesar disso, a represa sempre recebeu muitas críticas por causa dos danos ambientais, pelas desapropriações e perdas patrimoniais causadas pela sua construção. 

A instalação perdeu o posto de maior obra hidráulica do mundo para outro projeto chinês de concepção maoísta, chamado de transposição Sul-Norte. A ideia é abastecer todas as regiões do país, incluindo a capital Pequim, com as águas do rio Yang Tse. Mas essa é uma outra história, pois a previsão de conclusão inicial é para 2050.
Mao Tsé Tung, em 1952: “Há muita água no sul e pouca no norte. Por que não transportar o excesso do sul até o norte?” 

Fonte: Agência EFE

Autor: Blog da Engenharia