Anfavea é a favor de bureau de engenharia

O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan, afirmou que defende a criação de um bureau de engenharia nacional. A declaração foi feita durante painel de debate sobre o Inovar-Auto na Plastech Brasil, em Caxias do Sul (RS), em resposta à indagação do secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, Giovanni Rocco, sobre o processo de desenvolvimento deste projeto, discutido e desenhado no ABC Paulista.

De acordo com Moan, o avanço do projeto pelo Senado depende de “união verdadeira” entre os três grandes polos de ferramentaria do País. “Os principais estão aqui (em Caxias do Sul), em Joinville e no ABC. Em prol das ferramentarias, eu defendo um bureau de engenharia nacional”, afirmou o executivo.

“Moan disse considerar importante a ampliação dessa iniciativa para as cadeias nos trêrs locais. Com isso, garante apoio ao projeto que nasceu no ABC, com a participação do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, das prefeituras de São Bernardo e Diadema, das universidades e de empresários do APL Ferramentaria”, diz Rocco.

“O valor que as montadoras destinarem ao bureau de engenharia poderão ser utilizados como comprovação para investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), em cumprimento à legislação do Inovar-Auto e à Portaria 318 assinada pelo governo federal em 2014”, completou Rocco.

Autor: Repórter Diário