Obra instala tubo dentro do tubo para levar mais água do Guarapiranga para a avenida Paulista

A Sabesp realiza uma operação para recuperar a tubulação que levava água da ETA (Estação de Tratamento de Água) Alto da Boa Vista, na região de Santo Amaro, até a Estação Elevatória de Água França Pinto (Rua França Pinto, 1491), instalada ao lado do antigo prédio do Detran, no Parque do Ibirapuera. 

O objetivo da operação é reutilizar a tubulação, desativada desde 2001, e colocá-la em condições de receber o transporte da água que, chegando à Elevatória França Pinto, será levada ao Reservatório de Vila Mariana. A obra faz parte do avanço de abrangência do Sistema Guarapiranga sobre áreas anteriormente atendidas perlo Sistema Cantareira. A região da Avenida Paulista, por exemplo, passará a ser parcialmente atendida pelo Sistema Guarapiranga. 

Com a conclusão da obra, prevista para acontecer neste mês de julho, 500 a 700 litros de água por segundo passarão a ser levados para a região da Paulista, beneficiando 200 mil pessoas. A tubulação que sai da ETA Alto da Boa Vista passa por importantes vias da cidade de São Paulo, como as avenidas Vereador José Diniz, Ibirapuera, Viaduto dos Bandeirantes, avenida Vicente Rao, República do Líbano e Sena Madureira. 

A obra tem um grau de complexidade e será feita de forma a eliminar trechos em que ocorriam vazamentos. O método consiste em injetar tubos de PEAD (Polietileno de Alta Densidade) em cerca de 550m dos cerca de 6.600 metros de tubulação que liga a ETA ABV à Elevatória França Pinto. “Temos três adutoras passando por esses corredores. Duas delas estão em operação e uma delas estava fora de operação. Estudamos e decidimos reativar a utilização para levar a água do Guarapiranga até a região da avenida Paulista, num benefício direto a um número significativo de pessoas”, afirmou o engenheiro da Sabesp Hilário Kawaguti, um dos responsáveis pela obra. 

Os outros serviços serão: inserção de uma válvula com diâmetro de 1000 mm (1m) e outra de 1200mm (1,2m), respectivamente, na confluência da avenida Vereador José Diniz com avenida Vicente Rao e na Elevatória França Pinto. Nos demais pontos (Travessia da avenida República do Líbano e Rua Senna Madureira) serão feitos limpeza, correção e revestimento com epóxi na tubulação. As obras vão acontecer em regime de 24 horas.

Autor: Sabesp