As empresas dos sonhos dos alunos de engenharia no Brasil

A despeito da enxurrada de escândalos revelados pela operação Lava Jato, a Petrobras continua sendo a empregadora mais desejada pelos estudantes de engenharia no Brasil.

Líder em 2014, a estatal permanece em 1º lugar no ranking divulgado este ano pela consultoria Universum. Mas não sem uma oscilação – em 2015, a porcentagem de menções à empresa caiu de 42,87% para 34,88%.

Segundo André Siqueira, gerente de operação da Universum no Brasil, a crise da estatal provocou arranhões consideráveis em sua imagem, mas não foi suficiente para desbancá-la como empregadora.

“A percepção sobre a Petrobras mudou bastante entre os universitários, mas ela continua tendo um apelo muito grande entre eles”, explica.

Incluído pela primeira vez no estudo, o Governo Federal aparece em 2º lugar na lista de 2015. “Como ocorre em muitos outros países, poucas empresas têm tanta popularidade quanto o governo”, diz Siqueira. A razão é a oferta de estabilidade e salários competitivos, o que atrai muitos profissionais, sobretudo em âmbito nacional.

Sobe e desce
O setor de construção, como um todo, ganhou fôlego em 2015: o interesse dos futuros engenheiros por empregadores da indústria passou de 31% para 39%. Até empresas investigadas na operação Lava Jato, como Odebrecht e Camargo Corrêa, ganharam posições, ocupando o 3º e o 9º lugar do ranking, respectivamente.

Por outro lado, a vontade de trabalhar em empresas de tecnologia parece ter diminuído. Apple, IBM e HP, por exemplo, sofreram ligeiras quedas. Além disso, nenhuma empregadora da área teve ganhos significativos de popularidade no último ano.

Para chegar aos resultados, a consultoria entrevistou 19.634 universitários brasileiros na área de engenharia no Brasil. A lista completa, com 100 empresas, está no site da Universum. Clique nas fotos para ver as 50 empresas mais bem classificadas na pesquisa, bem como a comparação com os dados de 2014. 

CLIQUE AQUI E CONFIRA AS 50 DO RANKING.

Autor: Exame.com