A maior plataforma de petróleo do mundo

Troll A é uma plataforma em alto mar de gás natural, localizada no campo de gás Troll, na costa oeste da Noruega. É a mais alta construção que já foi transferida para outra posição, em relação à superfície da Terra. 

Está entre os projetos de engenharia maiores e mais complexos da história. Em 1996, a plataforma foi considerada pelo Guinness World Record como a maior plataforma de gás offshore.

Troll A foi construída por empreiteiros noruegueses para Norske Shell, com início de construção de base em julho de 1991. A base e a plataforma foram construídas separadamente, e juntaram-se em 1995, enquanto que a base foi parcialmente submersa.

A plataforma Troll foi rebocada mais de 200 km de Cubas, na parte norte de Rogaland, para o campo de Troll, 80 km a noroeste de Bergen. O transporte levou 7 dias para ser concluído. 

A Troll A tem uma altura total de 472 metros, pesa 683.600 toneladas (1,2 milhões de toneladas, com lastro) e tem a distinção de ser a estrutura mais alta transportada pela homem. 

A plataforma fica a 303 metros abaixo da superfície do mar com pernas cilíndricas de concreto. As paredes da Troll A é pés tem mais de 1 metro de espessura. 

Este tipo de projeto foi escolhido devido às duras condições climáticas do Mar da Noruega, como gelo, ventos fortes e gelados, e ondas monstruosas. 

A sua construção e instalação, demandou custos de 16 biliões de dólares. Elaborado nos anos 90, é até então o maior projecto da industria do petróleo. 

Veja abaixo alguns dos dados fantásticos desta estrutura:

– A maior construção já movimentada de um ponto a outro do planeta.
 
– Um dos maiores e mais complexos projetos da engenharia moderna.
 
– A quantidade de aço utilizada equivale a 14 Torres Eiffel, 100 mil toneladas de aço, e 245 mil metros cúbicos de concreto.
 
– A Troll A esta à 303 metros de profundidade, e para estabiliza-la, esta afundada no leito marinho 35 metros enterrada no fundo.
 
– Ela tem a altura de 472 metros.
 
– Tem um peso de 656 mil toneladas.
 
– Para se deslocar do convés principal até sua base no fundo o elevador gasta 9 minutos.
 
– As paredes das colunas tem 1 metro de espessura de concreto. 

– É a maior plataforma offshore existente. 

– Durante a construção dela, 2000 mil operários trabalharam dia e noite, durante 4 anos.

Autor: Gigantes do Mundo