Parceria FEI e GM, em programa de desenvolvimento profissional, completa dois anos de sucesso

O PACE já beneficiou mais de mil estudantes de Engenharia da FEI, com treinamentos e aulas em laboratórios de última geração

São Bernardo do Campo, 24 de outubro de 2014 – Há dois anos, o Centro Universitário da FEI e a GM do Brasil firmaram uma parceria para a inclusão da Instituição de ensino no programa global da montadora PACE – Partners for the Advencement of Collaborative Engineering Education. Para celebrar o sucesso desse programa, será realizado evento, no dia 27 de outubro, às 14 horas, no campus São Bernardo do Campo da FEI. O programa já beneficiou mais de mil alunos dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção, com treinamentos e aulas em laboratórios equipados com modernos softwares para desenho técnico.

De acordo com o prof. Roberto Bortolussi, coordenador do curso de Engenharia Mecânica da FEI, a FEI é uma das duas únicas Instituições de ensino brasileiras que integram o PACE (a outra é a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo). “Por meio do PACE, cerca de 300 alunos já participaram de projetos temáticos da GM, em que puderam ter contato com estudantes de universidades do exterior. O conhecimento e a experiência adquiridos nesses grupos de trabalho são muito importantes para o desenvolvimento profissional”.

Para a GM, o programa permite colaborar com o desenvolvimento do setor automotivo nacional, por meio da formação de mão de obra qualificada e atualizada com as mais modernas tecnologias. Com a aplicação de sistemas digitais para a concepção e manufatura de veículos em atividades de aprendizagem e projetos específicos, a empresa apoia a FEI na formação de profissionais que dominem o conceito de Product Lifecycle Management (PLM), voltado para o gerenciamento de todo o ciclo de vida dos produtos, do design à manutenção.

No evento do dia 27, será afixada uma placa comemorativa do programa em um dos laboratórios utilizados para o desenvolvimento de projetos do PACE na FEI.

Sobre o PACE – O programa PACE é o resultado da parceria da GM global com empresas fornecedoras de softwares e hardwares, como Autodesk, HP, Oracle e Siemens PLM Sofware. Propicia a formação de mão de obra mais qualificada, pois aplica as ferramentas de Computer Aided Design (CAD), Computer Aided Manufacturing (CAM) e Computer Aided Engineering (CAE) desde a universidade, que são os sistemas digitais utilizados na concepção, projetos e manufatura de veículos na indústria automotiva. A GM e estas empresas utilizam suas operações globais para apoiar instituições acadêmicas escolhidas estrategicamente em todo o mundo, para desenvolver a indústria automotiva com o conceito de Product Lifecycle Management (PLM), que se preocupa com os aspectos do veículo desde a sua conceituação de design, passando pelas etapas de produção, venda, distribuição e manutenção, até o final do ciclo de vida do produto.

COMPARTILHAR