Diretrizes Técncicas do Instituto de Engenharia

Visando cobrir lacuna nas investigações técnicas das patologias prediais a Divisão Técnica das Patologias das Construções do Instituto de Engenharia vem elaborando uma série de diretrizes técnicas para permitir aos Engenheiros Diagnósticos e Peritos de Engenharia o acesso a diplomas técnicos de orientação, visando facilitar a elaboração de relatórios, laudos e pareceres. 

As Diretrizes Técnicas visam orientar os trabalhos práticos das cinco ferramentas da Engenharia Diagnóstica, representadas pelas vistorias, inspeções, auditorias, perícias e consultorias. 

As Diretrizes Técnicas de Engenharia Diagnóstica em Edificações, já publicada, enfoca todas as ferramentas diagnósticas, dando um panorama geral e diversificado das diversas fases das investigações técnicas, bem como as principais definições e tipologias das patologias prediais. 

As Diretrizes Técnicas de Inspeção Predial e Inspeção de Manutenção Predial, também já publicadas, se constituem da segunda geração da inspeção predial, pois permitem avaliar tecnicamente as três vertentes da visão sistêmica dessas investigações técnicas, cujo principal objetivo é a segurança, qualidade e desempenho da edificação em uso. 

As Diretrizes Técnicas de Perícias de Engenharia em Edificações, já publicada, também são inéditas e 
no moderno foco da investigação diagnóstica. Revelando o passo a passo técnico, com os dados das vistorias, inspeções, auditorias do caso em estudo, essas diretrizes indicam o percurso para se determinar a origem, o mecanismo de ação e a causa do problema técnico em estudo. Também apresenta os conceitos e mais, as tipologias, os preceitos legais, os critérios e procedimentos técnicos, o planejamento e demais itens pertinentes ao trabalho pericial. 

Quanto às Diretrizes Técnicas de Vistorias e Auditorias em Edificações, trabalhos fundamentais para as constatações das medidas cautelares e atestamentos técnicos, tais diplomas estão sendo desenvolvidos pelos membros da Divisão Técnica de Patologias das Construções, sempre com a supervisão, coordenação e participação ativa da Diretoria de Engenharia de Produção e Vice-Presidência Técnica do Instituto de Engenharia, com previsão de publicação até o final deste ano. 

Desta forma, o Instituto de Engenharia contribui significativamente para as evoluções e aprimoramentos das normas técnicas em edificações, principalmente pelo foco alinhado com o foro nacional da ABNT, que vem desenvolvendo e criando uma série de novas normas do setor, tais como a do desempenho e reformas.