BMW lança garagem solar para veículos elétricos

Com o modelo totalmente elétrico i3 já no mercado e o esportivo híbrido i8 pronto para o lançamento, a BMW decidiu ajudar os consumidores a abastecerem seus carros com energia renovável.

O lançamento do BMW i8, que será realizado em Los Angeles, vai incluir a apresentação de um conceito de garagem solar, que a empresa chama de “carroporto”, desenvolvido para o uso de energia solar para o recarregamento das baterias.

Para fugir do tradicional “puxadinho para o carro”, a empresa caprichou no design e usou materiais de alta tecnologia, como peças de fibra de carbono.

Contudo, o principal material de sustentação utilizado na garagem solar é o bambu. Graças ao seu rápido crescimento, o bambu é considerado uma matéria-prima particularmente sustentável.

Para a geração de eletricidade, são usados módulos solares vidro sobre vidro de alto rendimento energético e muito resistentes – para os painéis solares utilizados na Europa, o fabricante oferecerá uma garantia de 30 anos.

A garagem solar garantirá não apenas o fornecimento de energia verde, mas também poderá permitir a autossuficiência energética, dependendo das condições climáticas.

Contudo, o carroporto inclui tomadas normais para usar energia da rede quando o Sol não está brilhando e suas baterias de armazenamento já se esgotaram.

Um sistema de controle indica a quantidade de energia solar usada pelo carro e fornece uma análise dos processos de recarregamento recentes, mostrando as respectivas proporções de energia solar e da rede.

Se os painéis solares gerarem energia além das exigências do veículo, esse excedente de energia solar pode ser redirecionado para uso doméstico.

Segundo a empresa, além de dar toda a autonomia ao carro elétrico i3, o híbrido i8 também poderá tirar vantagem da garagem solar: com sua bateria totalmente carregada no carroporto, o esportivo híbrido ganhará uma autonomia de cerca de 37 quilômetros em modo completamente elétrico.

Autor: Inovação Tecnológica