Curso de Certificação LEED para Engenheiros

Com a crescente demanda por edifícios verdes, ou construções sustentáveis, engenheiros têm a necessidade de se adaptar a normas e padrões de desempenho cada vez mais exigentes. Adicionalmente, a certificação resulta em uma fiscalização mais rigorosa que pode gerar retrabalho se o engenheiro não tiver um bom entendimento de suas exigências.

O papel do engenheiro em uma certificação é fundamental, principalmente no que diz respeito à eficiência dos sistemas prediais. Sem a sua contribuição é impossível atingir os níveis de desempenho exigidos.

As áreas tratadas nesse curso são: projetos de HVAC (“Heating, Ventilation and Air Conditioning” – aquecimento, ventilação e ar condicionado), elétrica / luminotécnica, aquecimento de água e automação.

O objetivo principal do curso é proporcionar aos engenheiros conhecer e aplicar as exigências técnicas do Sistema LEED, focados nos projetos de HVAC, de elétrica (incluindo luminotécnica), do aquecimento de água e da automação.

No curso, serão revisadas as exigências técnicas do Sistema LEED 2009 versão 4, que adotam como referência a norma ASHRAE 90.1/2007.

Ele é dividido em quatro módulos:

Módulo I
Introdução ao LEED.
No nosso primeiro módulo, vamos estudar sobre os conceitos básicos da Certificação LEED entendendo melhor o processo e as suas exigências.

Módulo II
Sistemas de Aquecimento, Ventilação e Arrefecimento (HVAC).
Os principais objetivos desse módulo são:
– Conhecer os princípios para desenvolver um Sistema HVAC eficiente.
– Apresentar como o LEED avalia eficiência energética em um empreendimento certificado (simulação termoenergética).
– Analisar a seção da norma ASHRAE 90.1/2007 específica para o desenvolvimento do projeto de HVAC.
– Explicar sobre a documentação necessária para atender às exigências da certificação LEED, no que diz respeito ao projeto de HVAC.

Módulo III
Sistemas de Iluminação, Instalações Elétricas, Aquecimento de Água e Motores.
Nesse módulo estudaremos as disposições obrigatórias para o sistema de aquecimento de água, para o projeto elétrico, para o sistema de iluminação e os demais equipamentos, seguindo as exigências obrigatórias da norma ASHRAE 90.1/2007.

Módulo IV
Comissionamento & Estudo de Caso.
Nesse módulo, focaremos no processo de comissionamento que envolve todo o projeto e a construção do empreendimento. As tarefas desse processo são conduzidas pelo Agente Comissionador, que responde diretamente ao proprietário, que conta com os demais envolvidos no processo (projetistas, instaladores e demais subcontratados), que compõem a equipe de comissionamento e possuem responsabilidades no processo.

Também conheceremos o estudo de caso da Certificação LEED do empreendimento destinado a BRF – Curitiba. 

O pagamento pode ser feito pelo Pagseguro, através de cartão ou boleto, com possibilidade de parcelamento no cartão em até 3 vezes. O investimento é de R$ 500,00.
Trabalhadores das indústrias e funcionários do sistema FIEP têm 25% de desconto (R$ 375,00).

As aulas são totalmente online, através do sistema de ensino a distancia do SESI. Para fazer a matrícula basta acessar www.iep.org.br/cursos
Informações [email protected]

Autor: Assessoria de Comunicação