NA MÍDIA – Monitoramento de QSMS encerra 1° ciclo de palestras em gestão ambiental

Com o tema Monitoramento de QSMS [Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde], foi realizado no dia 27 de agosto, no auditório CPOS do Edifício Cidade I, da r.Boa Vista, o oitavo e último encontro do 1º Ciclo de Palestras em Gestão Ambiental. 

O evento foi promovido pela Diretoria de Engenharia e Obras [DE], com o apoio do Departamento de Provimento e Desenvolvimento de Pessoal [DRHD], reunindo mais de 200 pessoas.
Os palestrantes convidados representaram o Instituto de Pesquisas Tecnológicas [IPT], o Instituto de Engenharia, as empresas Vale S/A e Petrobrás, além da Companhia do Metropolitano de São Paulo [Metrô]. Entre os temas abordados destacam-se a execução de estudos em obras ferroviárias até a política de gestão ambiental e de segurança do trabalho. 

Na abertura do encontro, Silvestre Eduardo Rocha Ribeiro, diretor de Planejamento e Projetos [DP], destacou o desafio e as demandas inerentes à implantação da gestão de QSMS. O diretor ressaltou a importância da realização do ciclo de palestras, que tem proporcionado o amadurecimento dos trabalhos e permitido uma soma de forças, resultando no melhor desenvolvimento das variáveis ambientais existente nas obras. 

A condução do evento foi feita pelo assessor técnico executivo, Julio Martinelli, da Gerência de Coordenação – Desenvolvimento Socioambiental [GEC/DS]. O assessor deu início à programação com o reconhecimento das empresas que mais se destacaram em 2012 na supervisão de obras. Foram premiados o Consórcio L11 – CSPE [Concremat, Sistema PRI e Egypt Engenharia], Consórcio FTP [Focco Engenharia, Tekhnites e Pólux] e Consórcio Sistema Pri-Focco. Também teve
destaque o Consórcio GCI pelo desempenho na gestão de contratos junto à Gerência
de Coordenação [GEC]. 

Na ocasião, o analista de planejamento Gustavo Secco, da equipe GEC/DS, apresentou o Relatório Socioambiental, previsto para ser publicado em setembro de 2013. 

Desenvolvido pela GEC/DS, a publicação visa estreitar o relacionamento com os steakholders envolvidos nos processos de obras da DE, por meio da elaboração de conteúdos sobre resultados e investimentos da Companhia nas ações do desenvolvimento socioambiental executadas nas obras da CPTM. 

O físico Marcelo de Mello Aquilino, pesquisador do Laboratório de Conforto Ambiental e Sustentabilidade dos Edifícios [LCA], representando o Instituto de Pesquisas Tecnológicas [IPT], falou sobre os estudos dos níveis de ruídos e vibrações e a necessidade de análises para minimizar os efeitos causados pelo crescimento da urbanização. 

O palestrante interagiu com o público, com demonstrações práticas sobre o estado de conforto acústico correto, além de explicar sobre os impactos gerados pelo ruído ferroviário e as vibrações provocadas em construções ao lado de linhas férreas. Como soluções para estas interferências, foram apresentadas estratégias de controle do ruído, como barreiras acústicas e isolamento de cabines e túneis, onde devem ser utilizados materiais específicos e adequados. 

Miriana Marques, engenheira civil, representante do Instituto de Engenharia e vice-presidente
das atividades técnicas, falou sobre a gestão de riscos e soluções ambientais em obras urbanas, enfatizando a questão dos resíduos sólidos gerados pela construção civil. Alertou para o fato de que se configurar crime ambiental caso a disposição dos resíduos estiver em desacordo com a legislação. Foram citadas as normas técnicas, a partir das quais surge o comprometimento com a gestão de
resíduos. A palestrante destacou que o cumprimento de tais aspectos resulta em viabilidade econômica e compromisso ambiental, garantindo a sustentabilidade da obra. 

Jayme de Seta Filho, gerente de Contingência da Petrobrás, falou sobre a política de gestão de QSMS da empresa. segundo o engenheiro químico, os grandes acidentes com refinarias no mundo e no Brasil foram utilizados como ponto de partida para que o mundo repensasse as questões de segurança nos últimos trinta anos. “Na Petrobrás, um esforço contínuo e permanente em prol da evolução da gestão de saúde, segurança e meio ambiente tem sido feito não apenas em busca de
certificação de qualidade, mas da necessidade de viver as boas práticas”, disse. 

Segundo ele, foi implantado um sistema com o objetivo de investigar causas e possíveis ameaças de acidentes, além do investimento de cinco bilhões de dólares num programa de SMS [Segurança, Meio Ambiente, Saúde], com base em padrões internacionais. 

A engenheira civil Ana Paula Rodrigues dos Santos, coordenadora de mitigação de impactos ambientais do Metrô falou sobre a evolução do monitoramento dos impactos ambientais no sistema metroviário. Segundo a engenheira civil, existe um processo interno na Companhia que visa antecipar o máximo possível a liberação das licenças ambientais e isto é facilitado através da parceria com a área de projetos, o que otimiza o tempo. “O Metrô trabalha com planos e programas ambientais e as
“diretrizes consideram o tipo de empreendimentos que estão sendo implantados”, disse. 

O evento fechou sua programação com o debate sobre os assuntos propostos, entre os quais a eficiência energética abordada pelo representante da Petrobrás, Jayme de Seta Filho. Na oportunidade, o assessor técnico executivo Julio Martinelli ressaltou o reconhecimento alcançado pelos órgãos reguladores, os avanços das supervisoras e gerenciadora no atendimento das soluções de problemas, os investimentos em recursos humanos que reforçaram a equipe da GEC/DS. Novos desafios também foram propostos por Martinelli, como, a promoção da apresentação de boas práticas
de mercado, inovação no processo de transferência do conhecimento e na busca de multiplicadores da CPTM. 

Encerrando o evento, o Gerente de Coordenação, Cláudio Katsuhiro Sumida, agradeceu a presença de todos pela participação no evento e destacou o apoio da diretoria em promover novos encontros que proporcionem a transferência de conhecimento. 

No dia anterior a este encontro, 26 de agosto, gerentes de diversas áreas da Companhia acompanharam o engenheiro Edinardo do Nascimento Junior, gerente de saúde e segurança logística da Vale S/A, durante visita às instalações do Centro de Controle Operacional -CCO e da Central de Monitoramento da CPTM. Além da troca de informações sobre gestão ambiental, o encontro incluiu visita à Estação São Miguel Paulista. 

No encontro, o engenheiro iniciou a sua explanação relatando a transição pela qual a empresa Vale passou na área de gestão de saúde, segurança e meio ambiente no sistema ferroviário, a partir de 2009, quando foram reformulados os conceitos de missão, visão e valores.O enfoque foi dado à Gestão de Saúde, Segurança & Meio Ambiente da Estrada de Ferro Carajás [EFC], onde se localiza a maior mina de minério de ferro do sistema norte.

Autor: CPTM