USP sobe 12 posições e fica entre as 150 melhores em ranking mundial

Universidade de São Paulo (USP) subiu 12 posições e obteve a 127ª colocação no QS World University Ranking 2013 divulgado na segunda-feira. No ano passado a instituição ocupava a 139ª posição e foi a universidade com a melhor avaliação de toda a América Latina, posição que manteve neste ano. Publicado anualmente desde 2004, o ranking inglês traz a lista das melhores universidades considerando o desempenho acadêmico nas áreas de Artes e Humanidades, Ciências Naturais, Engenharia e Tecnologia da Informação, Ciências Sociais e Ciências da Vida. Dentre outros critérios, a lista é elaborada com base na opinião de acadêmicos de todo o mundo, de empregadores e no número de citações científicas das instituições.

Além da USP, o Brasil emplacou mais 21 instituições entre as 800 melhores. A segunda universidade brasileira mais bem colocada é a Estadual de Campinas (Unicamp), na 215ª posição. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) ficou no 284º lugar, dentro da lista das 400 melhores.

A lista foi encabeçada novamente pelo americano Massachusetts Institute of Technology (MIT), seguido pela conceituada Universidade Harvard e da Universidade de Cambridge, instituição do Reino Unido. Entre as 10 melhores universidades do mundo, sete são americanas. Veja o ranking completo. ​

Autor: Terra