NA MÍDIA – Após desabamento, engenheiro critica jeito brasileiro de construir: “Deveríamos ter mais acidentes”

Embora trágica, a queda nesta semana de um prédio na avenida Mateo Bei, em São Mateus, zona leste de São Paulo, não chegou a surpreender quem atua diariamente no ramo da construção civil no Brasil. O engenheiro uruguaio Natan Jacobsohn Levental, coordenador da divisão técnica de estruturas do Instituto de Engenharia, disse ao R7 que acidentes como esse estão longe de ser comuns, mas pela forma como se constrói no País, poderiam até ocorrer mais.

— No Brasil, os hábitos, a cultura da engenharia em geral e de estruturas em particular não incluem uma etapa que acontece quase no mundo inteiro, que é a verificação do projeto e o acompanhamento da execução da obra. Essa maneira de trabalhar aqui só não gera mais acidentes porque Deus é brasileiro. É o que costumo dizer, porque no mundo inteiro, quando se elabora um projeto, ele é auditado, verificado por outro engenheiro, normalmente com uma experiência maior.

Além de um problema de cunho legislativo na área da construção civil, Levental explicou que o acidente em São Mateus causa ainda mais estranheza em razão do desabamento ter ocorrido ainda durante o processo de construção da obra, quando a carga total sobre a estrutura não era a de 100% prevista em projeto.

Autor: R7