Procuram-se engenheiros e arquitetos no Nordeste

Neste ano, o setor da construção gerou 10.200 postos de trabalho formais no Nordeste, segundo dados do Ministério do Trabalho. Em todo o ano passado, foram abertas 16.200 vagas. o volume de investimentos públicos concentrado na região é um dos principais fatores para o dinamismo da construção.

No ano passado, apenas o departamento Nacional de infraestrutura de Transportes investiu 1,28 bilhão de reais no Nordeste. Do total de ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), 37,6% se encontram na região. São empreendimentos como a transposição do rio São Francisco, a ferrovia Transnordestina e o canal do Sertão. A proximidade do ano eleitoral acelera o andamento das obras. 

Clique aqui, e veja a matéria completa.
“Principalmente no interior de Pernambuco, algumas construtoras retomaram contratos de obras públicas que estavam paralisados”, diz Paulo lago, diretor regional na SH Formas, empresa especializada em equipamentos para a construção civil, com unidades em 13 cidades nordestinas.

Isso significa contratações em ritmo acelerado. “Há escassez de engenheiros especializados em obras de ferrovias, portos e mobilidade urbana, como metrôs”, diz arthur costa Souza, presidente do Sindicato Nacional das Empresas de arquitetura e Engenharia consultiva. Tampouco faltam oportunidades para gestores de projetos.

“Há uma carência muito forte de engenheiros capazes de projetar obras e geri-las do início ao fim”, diz Paulo, da SH Formas. Além das grandes obras de infraestrutura, as arenas construídas para a Copa do Mundo em Salvador, Fortaleza e Recife ainda movimentam o mercado de trabalho. A arena das dunas, em Natal, será a última a ser entregue, em dezembro deste ano.

Autor: Exame.com