Metrô usa game e tablet gigante para mostrar futuras estações em SP

Quem pena com os bloqueios no trânsito causados pelas obras do Metrô de São Paulo não imagina o que pode aparecer por trás dos tapumes quando a bagunça terminar.

Foi pensando nisso que a companhia elaborou um plano de comunicação para apresentar aos futuros usuários detalhes das linhas e estações em obras.

As informações serão mostradas com uso de tecnologia interativa em oito pontos instalados próximos a canteiros das linhas 4-amarela, 5-lilás, 15-prata e 17-ouro.

“A ideia é permitir ao público conhecer todos os aspectos das obras e criar um centro de referência no bairro. O grande objetivo é se aproximar da comunidade, com o adicional de poder explicar quais serão os benefícios trazidos pelas intervenções”, afirma Cecília Martino, coordenadora de atendimento à comunidade no Metrô.

O primeiro ponto começa a funcionar nesta quarta-feira (31) no parque das Bicicletas, em Moema (zona sul), por onde vai passar a linha 5. A reportagem conferiu as novidades em primeira mão.

Logo na entrada há um telão ligado a um videogame com sensor de movimentos. O Metrô preparou um game, controlado pelo corpo do usuário, em que é possível descobrir detalhes das futuras estações e manipular maquetes virtuais.

As maquetes também aparecem em outra atração, uma espécie de tablet gigante. Neles ainda é possível conferir o traçado da linha e obter mais informações, como a localização exata das estações.

A terceira atração é uma tela com câmera. Parece simples, mas quando ela detecta o logotipo do Metrô, surge na tela uma maquete 3D que pode ser revirada por quem está em frente –efeito chamado de realidade aumentada.

Essa atração também está disponível a partir de hoje na internet. No site realidademetro.com.br qualquer um pode imprimir o logotipo, apontá-lo para uma webcam, e conferir o efeito. Também funciona em alguns celulares.

“Como o Metrô é super tecnológico, também resolvemos usar tecnologia para deixar tudo lúdico e interativo”, diz Martino.

As atrações também estarão em quatro contêineres que vão percorrer as regiões afetadas pelas obras, ficando cerca de dois meses em cada ponto. O primeiro deles, com informações da linha 17, já foi instalado na esquina das avenidas Chucri Zaidan e Roberto Marinho.

O próximo ponto fixo será instalado até o fim de agosto na rua Oscar Freire, com informações sobre a expansão da linha 4-amarela. A previsão é que todos estejam funcionando até o fim de setembro, com prazo até a conclusão das obras.

Todos os pontos, chamados de “centrais de relacionamento”, terão monitores que vão ajudar os usuários e tirar dúvidas. Segundo Martino, questões muito específicas serão anotadas e respondidas depois –os visitantes serão cadastrados.

A estimativa é atender cerca de 50 pessoas por dia em cada central. Também serão organizadas visitas monitoradas aos canteiros de obras, a quem se interessar.

Outra iniciativa do plano são quatro peruas equipadas com telões, que irão percorrer escolas na região. Monitores vão apresentar vídeos, tirar dúvidas e organizar brincadeiras com os alunos.

Todas as ações do plano de comunicação são bancadas pelo próprio Metrô, que contratou uma empresa especializada para montar as atrações. O custo não foi divulgado.

Autor: Folha de S.Paulo