Arena Pernambuco tem obras civis concluídas

As obras da Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata (região metropolitana de Recife), foram formalmente concluídas no último domingo (14), após 30 meses de construção. O estádio sediará três jogos da Copa das Confederações, em 2013, e cinco jogos da Copa do Mundo de 2014. O investimento estimado foi de R$ 532 milhões.

Com projeto do escritório Fernandes Arquitetos Associados, a arena, localizada em uma área de 52 hectares, tem capacidade para 46 mil lugares e sua estrutura é adaptada para receber eventos como shows, convenções e outras competições esportivas. O local terá 4.700 vagas de estacionamento, das quais 4.500 serão destinadas a veículos leves e 200 para ônibus.

Construída com pré-moldados de concreto, o estádio tem fechamento lateral feito com filme de etileno tetrafluoretileno (ETFE), que permite o melhor aproveitamento da iluminação e ventilação naturais. A área externa terá ainda um sistema de LED que mudará de cor de acordo com o evento realizado

Já, a cobertura, fixada sobre 68 pilares metálicos apoiados no concreto, é sustentada por estrutura em balanço atirantada nos pilares e estrutura espacial em aço, com fechamento superior formado por um anel externo fechado com telhas metálicas termoacústicas cobertas com manta tipo TPO, e anel interno com fechamento em vidro. A estrutura importada da Espanha foi dividida em 22 módulos, pré-moldados no solo, e içada pronta, de modo a antecipar a colocação das telhas, forros e vidros.

A Arena fornecerá energia através de uma usina solar própria. A energia gerada a partir da captação da luz solar deve destinar-se ao abastecimento do estádio, porém, quando não estiver operando para a arena, vai atender a uma rede de distribuição convencional. A usina tem potencial instalado de 1 MWp, o equivalente ao consumo médio de 6 mil pessoas.

O estádio ainda servirá como ponto de partida para a implantação da Cidade da Copa, um novo núcleo urbano com áreas residenciais, de escritórios, educacional e de entretenimento. Segundo o Consórcio Arena Pernambuco, formado pelas empresas Odebrecht Participações e Investimentos e Odebrecht Infraestrutura, serão preservados 600 mil m² de Mata Atlântica nativa, e adotadas tecnologias que garantem o uso racional de recursos naturais como a reserva e utilização de água de chuva, reuso de água, energia solar e outras soluções que utilizam a luz e a ventilação naturais.

“É uma mudança cultural, esse padrão de conforto de quem assiste é um incentivo à cultura. antigamente, os estádios tinham alambrado, fosso, e na Arena, o espectador fica quase dentro do gramado”, afirmou o governador Eduardo Campos.

Além da Arena Pernambuco, outros três estádios já foram entregues: Castelão (Fortaleza), Fonte Nova (Salvador) e Mineirão (Belo Horizonte). Para a Copa das Confederações, que será realizada neste ano, ainda precisam ser finalizados o Mané Garrincha (Brasília) e o Maracanã (Rio de Janeiro).

Autor: PiniWeb