São Paulo terá mais 14 piscinões contra enchentes, diz secretário

O secretário de coordenação das subprefeituras de São Paulo, Chico Macena, disse em entrevista ao UOL que serão construídos mais 14 piscinões durante a gestão Haddad para ajudar no combate às enchentes na cidade. Atualmente, a prefeitura administra 20 piscinões, sendo um deles coberto.

O governo federal já liberou R$ 600 milhões para a construção de quatro piscinões na região da bacia dos rios Aricanduva e Pinheiros. Os outros serão financiados pela própria prefeitura em parceria com o governo estadual. 

Segundo Macena, outras medidas anunciadas no pacote antienchente do prefeito Fernando Haddad já estão sendo implantadas, como a intensificação da limpeza de bueiros e córregos.

“Foram coletados mais de 4.000 toneladas de entulho na capital paulista. A gente já percebe, mesmo naqueles locais onde tem incidência de alagamento, que a água está escoando mais rapidamente. Não fica um período muito grande com aquela via alagada. Terminou a chuva, a água escorre mais rapidamente. É isso que nós queremos, neste momento de emergência, diminuir o impacto, mitigar”.

Segundo o secretário, a prefeitura também tem monitorado diariamente as áreas de maior risco de deslizamento e de enchente na cidade.

“Hoje nós temos 407 áreas de risco na cidade de São Paulo, 130 delas com risco maior. Nessas áreas, nós temos um monitoramento diário, que prevê um esclarecimento à população do risco que ela está correndo e das medidas a serem tomadas caso haja algum tipo de deslizamento naquela área”.

Autor: UOL