Trânsito paulistano vira pesadelo da Fifa

O trânsito de São Paulo é a maior preocupação da Fifa para o sorteio das chaves da Copa das Confederações, a ser realizado no dia 1º de dezembro, no Anhembi.

A Folha teve acesso ao plano operacional do evento, um documento de 297 páginas, em inglês, datado de 24 de outubro, com detalhes de toda a organização do evento.

A inquietação da Fifa com o tráfego de São Paulo fica evidente até na seção sobre os serviços médicos.

A página 75 do documento informa: “Considerando o tráfego da cidade, haverá uma UTI móvel estacionada no hotel Renaissance de 26 de novembro a 2 de dezembro. A ambulância será de uso exclusivo de participantes dos eventos e convidados da Fifa hospedados no Renaissance e no hotel Tivoli.”

O maior capítulo do plano, de 60 páginas, é o dedicado às operações de transporte.

A entidade considera que existem duas áreas críticas para que tudo funcione: gestão da frota e aeroportos.

“Transporte tem a oportunidade única de ser a primeira e a última impressão da Fifa e seus convidados sobre São Paulo, Brasil”, diz a página 160 do documento.

O sorteio mesmo ocorre no dia 1º, um sábado, no Anhembi, mas haverá atividades relacionadas –reuniões, palestras, entrevistas coletivas etc– durante toda a semana.

No dia 29, quinta-feira, serão anunciados os três finalistas do prêmio de melhor jogador do ano pela Fifa. O atacante Neymar é o único brasileiro entre os 23 finalistas.

O quartel-general da Fifa será o hotel Renaissance, e os convidados VIP vão ficar no Tivoli, ambos nos Jardins.

Para facilitar o deslocamento entre os hotéis e o Anhembi (10 km), na zona norte da capital, a Fifa afirma “estar em contato com autoridades locais de polícia e trânsito, para oferecer escolta, monitorar o caminho por meio do controle de tráfego da cidade [CET] e criar ondas verdes se necessário.”

Os 26 integrantes do Comitê Executivo da Fifa terão direito a carro exclusivo, com policiais como motoristas.

Os convidados VIP da entidade também terão carros exclusivos. A Fifa reservou outros hotéis para a imprensa (Novotel Center Norte, Ibis Barra Funda e Holiday Inn). Haverá transporte de ônibus entre os hotéis e o centro de exposições do Anhembi.

A Copa das Confederações será disputada de 15 a 30 de junho do ano que vem. O evento serve como teste para a Copa do Mundo de 2014.

A Fifa vai anunciar nesta quinta-feira, dia 8, as sedes do evento. As cidades pré-selecionadas são Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador e Recife, que corre o risco de ser excluída por atraso nas obras.

Brasil e Espanha serão cabeças de chave. Itália, México, Japão, Taiti e Uruguai estão classificados. Falta definir o representante da África.

Autor: Folha de S.Paulo