Professora da FEI fala sobre oportunidades e desafios nas redes sociais na HSM ExpoManagement

Melby Huertas, professora dos cursos de graduação, mestrado e doutorado em Administração da FEI, ministra palestra no dia 7 de novembro às 17h50

São Bernardo do Campo, novembro de 2012 – Com mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo conectadas às redes sociais, é cada vez mais comum as empresas fazerem exposição de suas marcas nas redes sociais, mas nem sempre o resultado é positivo. Esse é um dos pontos de discussão em foco durante a palestra Redes sociais: oportunidades e desafios, que será ministrada pela professora do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana) Melby Huertas, no dia 7 de novembro, às 17h50, na HSM ExpoManagement, em São Paulo.

Durante uma hora a professora dos cursos de graduação, mestrado e doutorado em Administração da FEI vai mostrar cases de sucesso e insucesso no uso das redes sociais (Facebook e YouTube) por empresas de vários segmentos, para expor suas marcas e campanhas publicitárias. Melby cita a experiência do cantor Michel Teló, que tem milhares de seguidores, como um caso de sucesso. “Esse buzz nas redes sociais pode ser atribuído a fatores como, por exemplo, quantidade de seguidores que têm afinidade com a marca ou pessoa em exposição, divulgação boca-a-boca, e a ferramenta de compartilhamento. Tudo isso contribui para que a informação seja pulverizada na rede”, explica.

Em contrapartida, na análise da professora da FEI, a campanha “Perdi meu amor na balada”, da Nokia, causou barulho negativo entre os internautas. No início, quando foi divulgada nas redes sociais, a ação de marketing não estava identificada como publicidade. A campanha começou em julho deste ano, com vídeo postado no YouTube em que um jovem pedia ajuda das pessoas para encontrar uma garota que tinha conhecido numa casa noturna. Vários internautas se comoveram com o apelo do rapaz e o vídeo foi compartilhado nas redes sociais. “A campanha se tornou um viral. E muitas pessoas se sentiram enganadas”, conta Melby, que vai discutir, ainda, fatores que determinam a participação dos jovens nas redes sociais.

Dados da pesquisa F/Nazca, elaborada em parceria com o Datafolha e divulgada em outubro deste ano, revelaram que 13,5 milhões de brasileiros falaram sobre marcas nas redes sociais nos últimos 12 meses, sendo que 1 em cada 5 usaram o recurso para reclamar. No Brasil, 53% da população têm acesso à Internet. A média de idade dos usuários é entre 16 e 59 anos.

HSM ExpoManagement – A 12ª edição da HSM ExpoManagement, será realizada nos dias 5, 6 e 7 de novembro, no Transamérica Expo Center (Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387), em São Paulo. E reunirá, em três dias de evento, os maiores pensadores do mundo nas áreas de gestão de pessoas, cenários, alta performance, marketing e gestão do cliente, inovação e design, estratégia, sustentabilidade e pensamento nacional. A expectativa é atrair cerca de 20 mil pessoas, em sua grande maioria executivos e empresários. Mais informações no www.expomanagement.com.br

Curso Administração da FEI – criado em 1941, nos moldes da Graduate School of Business Administration, da Universidade de Harvard, Estados Unidos, o curso de Administração FEI foi o primeiro de nível superior a funcionar no País. É ministrado nos campi São Bernardo (noturno) e Liberdade (matutino e noturno), com duração de oito semestres. Com uma estrutura curricular especialmente direcionada às necessidades e tendências de mercado, o curso objetiva a formação de profissionais – executivos, empresários e consultores – capazes de gerir desde uma pequena unidade de negócios até um conglomerado de empresas.