Evento da Poli/USP apresenta novas tendências em engenharia

David Dornfeld, da Universidade da Califórnia em Berkeley (EUA); Peter Heinncke, do Instituto de Clima, Meio Ambiente e Energia (Alemanha); e Christophe Dejours, do Conservatório Nacional de Artes e Ofícios (França) são alguns dos seis especialistas estrangeiros com presenças confirmadas na 2ª Conferência USP sobre Engenharia, que será realizada de 6 a 8 de novembro, no auditório “Prof. Francisco Romeu Landi” da Escola Politécnica (Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa 3, nº 380, Cidade Universitário, São Paulo). 

O evento será focado em três temas: materiais e sustentabilidade, produção e processos produtivos, e 
interface homem-máquina. Além dos convidados estrangeiros, participarão especialistas das engenharias da USP de São Paulo e São Carlos, como os professores politécnicos Afonso Carlos Corrêa Fleury, do Departamento de Engenharia de Produção; e Vahan Agopyan, do Departamento de Engenharia de Construução Civil, que hoje ocupa o cargo de pró-reitor de Pós-Graduação da Universidade. 

Segundo o vice-diretor da Poli, José Roberto Castilho Piqueira, que é um dos organizadores do evento, a Conferência pretende apresentar as tendências dos novos processos de produção e construção. “O desenvolvimento de um produto, por exemplo, precisar levar em consideração todo o seu ciclo de vida – da extração da matéria-prima à reciclagem”, diz. “Trata-se de uma tendência exorável que está mudando o modo como pensamos e fazemos engenharia”, acrescenta. 

Mas, se de um lado aumentou a preocupação com o possível impacto da tecnologia no homem e no meio ambiente, de outro, a crescente automatização dos processos está elevando o estresse do homem. “Além de diminuir a interação com outras pessoas, a automação está cada vez mais sofisticada, tanto exige maior precisão da parte do homem como exerce maior controle sobre ele”, ressalta Piqueira. “Tudo isso, que vem sendo estudado, será discutido na Conferência.”
As inscrições para a 2ª Conferência USP sobre Engenharia são gratuitas e podem ser feitas pelo site http:// http://bit.ly/QR0TXU, onde também consta a programação do evento

Autor: Assessoria de imprensa