Concurso na FEI premia a ponte mais resistente feita com palitos de sorvete

4ª edição do Concurso Travessia será nos dias 16 e 17 de outubro, no campus São Bernardo, e reunirá mais de 300 alunos do ensino médio de várias escolas de São Paulo e da FEI

O Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana) realizará nos dias 16 e 17 de outubro a 4ª edição do Concurso Travessia, que premiará a ponte mais resistente feita com palitos de sorvete, cola, clipes e barbante, capaz de suportar a maior carga. Desde a primeira edição do concurso, em 2009, a ponte mais resistente suportou 150 quilos.

Nesta edição, 348 alunos do ensino médio de escolas São Paulo e estudantes da FEI serão desafiados a construir um protótipo com tabuleiro em formato tubular, tecnicamente chamada de ponte com tabuleiro celular protendido. O Concurso Travessia acontecerá no ginásio de Esportes do campus São Bernardo (avenida Humberto de Alencar Castelo Branco, 3.972, bairro Assunção), como parte da Semana da Engenharia & Computação (de 15 a 19 de outubro).

Semelhante a eventos organizados em todo o mundo em importantes universidades, o Concurso Travessia terá a participação de 87 equipes, sendo oito na categoria PRO, composta por estudantes do 3º ao 10º ciclos de qualquer área de Engenharia da FEI, nove da categoria ABC, que envolve alunos dos cursos de Ciência da Computação e Administração e 1º e 2º ciclos (básico) de Engenharia, e 70 equipes na categoria EMC, formada por alunos do ensino médio de diversas escolas da região Metropolitana de São Paulo e Interior, como Araçatuba, ABC, Mogi das Cruzes, Guarulhos e Osasco. Para participar, os inscritos se organizaram em equipes de até quatro integrantes e buscaram inspiração para a construção do protótipo em pontes já existentes.

Competição – A competição terá dois dias de duração. No primeiro (16 de outubro), das 8h às 12h, das 14h às 18h, e das 18h30 às 22h30, as equipes terão quatro horas para construir a ponte. Cada equipe receberá um kit com 700 palitos, que pesam cerca de 1 kg, com opção de usar mais palitos se quiserem, além de cola, barbante e clipes. Cada ponte deverá ter 1,60 m de comprimento, com tabuleiro para a travessia de um carro aplicador de carga.

No segundo dia (17 de outubro), a partir das 8h, as pontes serão submetidas a teste de resistência com o Pondemobilator , um aplicador de carga móvel desenvolvido pelo Departamento de Engenharia Civil. O equipamento se desloca sobre a estrutura com um sistema de transferência indireta de carga (anilhas) até a ruptura das pontes construídas pelos estudantes, e o tempo de travessia não pode ultrapassar 30 segundos.
Antes dos testes de resistência, as pontes serão avaliadas por uma comissão julgadora, formada por professores, para pesagem e verificação inclusive de quesitos como criatividade, projeto técnico e memória de cálculo. A equipe vencedora será aquela que conquistar melhor nota final, ponderadas à resistência e aos demais quesitos. Nas categorias ABC e PRO, os vencedores ganharão um Ipod Nano. Já a escola do ensino médio vencedora será premiada com um Ipad 2 e cada estudante receberá um Ipod Nano.

O objetivo do concurso é agregar conhecimento, desenvolver e estimular novas habilidades nos estudantes, trabalho em equipe, cooperação, entre muitos outros princípios e práticas essenciais para sua formação como estudante e futuro profissional.

Semana da Engenharia – A Semana da Engenharia & Computação reunirá palestras, workshops, minicursos, concurso e visitas a laboratórios e é destinada a cerca de 7 mil alunos dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia de Automação e Controle, Civil, Elétrica, Materiais, Mecânica, Produção, Química e Têxtil da FEI.

4ª edição do Concurso Travessia
Construção das pontes dia 16 de outubro, das 8h às 12h, das 14h às 18h, e das 18h30 às 22h30
Testes de resistência dia 17 de outubro, das 8h às 12h, das 14h às 18h, e das 18h30 às 22h30
Local: Ginásio de Esportes do campus São Bernardo da FEI (avenida Humberto de Alencar Castelo Branco, 3.972, bairro Assunção).

 
Sagra-se campeã a ponte que suportar a maior carga


No segundo dia , as pontes serão submetidas a teste de resistência com um aplicador de carga móvel 


Cada ponte deverá ter 1,60 m de comprimento, com tabuleiro para a travessia de um carro aplicador de carga


No primeiro dia, cada equipe receberá um kit com 700 palitos,cola, barbante e clipes