Chineses criam quadrotor guiado por pensamento

Aproveitando a onda dos drones, a mais nova moda é investir nos chamados quadrotors: pequenas aeronaves não-tripuladas que funcionam com quatro motores. A tecnologia ganhou os holofotes da mídia depois de um grupo dos EUA criar uma start-up de mentirinha oferecendo delivery de tacos sem motoboys, a comida mexicana chegaria voando nos robôs. A última novidade, que de mentirinha não tem nada, são os quadrotors movidos à pensamento.

A universidade Chinesa de Zhejiang é a responsável pela façanha. Ainda em fase de protótipo, o Flying Buddy 2 visa os cadeirantes e portadores de paralisia. A brincadeira funciona assim:

– Pensar em esquerda: decola e pousa
– Suavemente esquerda: gira
– Direita: voa para frente
– Pensar em empurrar: voa para cima
– Cerrar os dentes: para voar para baixo

Esses tipos de “pensamentos” foram escolhidos por não serem tão comuns nem intuitivos, destacando-se das outras ondas cerebrais. Além desses comandos, se a pessoa piscar, o quadrotor tira fotos da vista lá de cima. Um eletroencfalograma é colocado na cabeça da pessoa, interpretando e mandando as informações via Bluetooth para um laptop que repassa as direções para o aparelho.

Abaixo você confere o Flying Buddy 2 em ação. O vídeo está em inglês – a pronúncia da locutora não é das mais compreensíveis – mas, para ir direto ao assunto, vá pro minuto 2:00.

Autor: Galileu