RJ – Novo mergulhão em área crítica na Barra fica pronto

O Mergulhão Billy Blanco, que faz parte do corredor Transcarioca, ficou pronto. A Secretaria municipal de Obras liberou ontem o tráfego na segunda e última alça do novo acesso, criado para desafogar o trânsito numa das áreas mais críticas da região. A nova “perna” do mergulhão passou a receber o trânsito dos motoristas que vêm da praia em direção à Avenida das Américas. O investimento total no projeto foi de R$ 80 milhões.

Já a alça inaugurada há dois meses continua a ser usada por quem vem das pistas lateral e central da Av. das Américas. Ambos os acessos são sentido Recreio, praia ou retorno.

O trânsito no novo equipamento foi liberado pela CET-Rio às 8h. Na ocasião, foi desfeito o desvio provisório na altura da Cidade das Artes, e liberadas as duas faixas ao lado do Bosque da Barra, permitindo que a saída do mergulhão seja no meio da pista. A CET-Rio informou que, dessa forma, o motorista passa a ter a opção de retornar à esquerda ou seguir sentido Recreio.

O novo mergulhão da Transcarioca tem 670 metros de extensão e oito metros de largura no entroncamento das duas alças até o final da estrutura. Na entrada, conta com as duas alças, com uma faixa em cada uma. Na saída, há uma pista com duas faixas. O mergulhão fica a 250 metros do Hospital Lourenço Jorge — onde futuramente será construída uma estação de BRT— e a 600 metros do Terminal Alvorada.

A Transcarioca, que ligará a Barra ao Aeroporto Internacional, terá 39 quilômetros, 45 estações, três terminais, três mergulhões e 10 viadutos.

Autor: O Globo