Site exibe fotos do Instagram para mostrar cidades em “tempo real”

Um novo serviço na internet usa as fotos postadas no Instagram para criar uma “transmissão” em tempo real do que está acontecendo em cinco cidades no mundo. Chamado “This Is Now” (esse é o momento, na tradução livre), o site (acesse aqui) foi lançado inicialmente em São Paulo, Nova York, Londres, Sydney e Tóquio.

Em cada uma das cidades, o site mostra um fluxo das últimas fotos postadas pelos usuários do Instagram. Por volta das 12h desta sexta-feira (3), por exemplo, ao acessar o fluxo de São Paulo apareciam várias imagens de pessoas almoçando e de comidas.

O serviço usa as informações de geolocalização dos usuários para contar uma história visual da cidade em cada horário, conforme o site “Mashable”. O fluxo de fotos se move da esquerda para direita, com as imagens mais recentes aparecendo na parte de cima. No canto superior direito da página também é possível ver em tempo real, em inglês, quantas pessoas estão acessando o fluxo naquele momento. 

“O projeto This Is Now é uma composição visual que usa as atualizações em tempo real do Instagram baseado nas geo-tags dos usuários. O site mostra um fluxo de fotos instantaneamente quando elas são postadas no Instagram e captura o movimento das cidades, em uma história fluída”, diz a descrição do site.

Os usuários que não querem que suas fotos apareçam no fluxo podem restringir o seu perfil do Instagram apenas para amigos. Como o serviço usa as “geo-tags” da rede social para localizar os usuários, outra forma de não aparecer no site é não colocar sua localização nas imagens.

Autor: G1