Pesquisadores discutem da energia solar e engenharia aeroespacial

Apresentar paradigmas para o rigor e a validade na pesquisa no ensino da Engenharia Mecânica. Esse foi o objetivo da palestra proferida, na tarde desta terça-feira (31), pelo professor pernambucano Francislê Neri de Souza, pesquisador da Universidade de Aveiro de Portugal, no primeiro dia de atividades científicas do VII Congresso Nacional de Engenharia Mecânica (Conem) 2012. O evento, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM), com apoio com o apoio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) e da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), será aberto oficialmente, às 19h30 desta terça (31) no Centro de Convenções Governador Pedro Neiva de Santana, em São Luís.

De acordo com o pesquisador, a sociedade precisa de bons princípios de educação em Engenharia. “Isto é recente no cenário acadêmico formal”, afirma Francislê de Souza. “É possível fazer pesquisa de forma rígida na área de ciências sociais”, pondera o pós-doutor em Tecnologias da Informação e Comunicação pela universidade portuguesa. Para o prof. Raimundo Barroso, do departamento de Engenharia de Materiais do Campus Monte Castelo, a palestra teve grande relevância por usar “a ferramenta didática como metodologia para análise estatística e avaliativa do ensino de Engenharia”.

Durante toda a tarde, foram apresentados minicursos, palestras e sessões técnicas orais e em pôster com a participação de profissionais, pesquisadores e estudantes de todo o país. “Temos uma expectativa de cerca de 1.200 participantes no evento”, esclarece Jean Robert Rodrigues, vice-presidente do Conem 2012 e professor do Ifma. “O primeiro dia está bem movimentado e demonstra o sucesso que será o evento”, afirmou o prof. Juscelino Maribondo, vice-presidente do Conem 2010, realizado em Campina Grande (PB).

“É fascinante participar desse evento, pois nos proporciona o contato com o que há de mais atualizado na área e viabiliza a demonstração das inovações realizadas no Maranhão”, esclarece Carlos Henrique Caetano, 23, aluno do 6º período de Engenharia do Ifma.

A programação prossegue até o meio dia de sexta-feira, 03, com abordagem detemáticas relacionadas à Engenharia Aeroespacial, energia e sistemas térmicos,processos de fabricação, ensino de Engenharia Mecânica, gestão da produção,biocombustíveis, energia solar, engenharia automotiva, engenharia naval, sistemastérmicos, energia nuclear e mecânica de fluidos.

Histórico

O Conem é um evento realizado pela Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM) a cada 2 anos. Ele se constitui num fórum brasileiro de discussão e apresentação, difusão de pesquisa, conhecimento da engenharia e ciências mecânicas entre os diversos profissionais que atuam em Engenharia Mecânica e áreas afins ou na área do ensino, da pesquisa e no desenvolvimento de atividades profissionais na área industrial.

Ele foi idealizado em 1994, em Fortaleza (CE) e congrega pesquisadores de todo o país, com apresentação de artigos de pesquisa pura e aplicada. Ao longo dos anos, o evento vem ganhando destaque no cenário científico nacional e se firmando como um evento de grande relevância para o desenvolvimento tecnológico e econômico do Estado do Maranhão e do Brasil, abrangendo todas as áreas correlacionadas com a Engenharia Mecânica.

A programação completa pode ser acessada no site:www.conem2012.com.br

Autor: imirante.com