Celso Russomano abriu o Ciclo de Debates “A Construção do Desenvolvimento Sustentado”

Carlos Laurito do Sinicesp-SP, Sergio Watanabe do Sinduscon-SP, Claudio Bernardes do Secovi-SP, Celso Russomanno, Arlindo Moura do IE, Luciano Amadio da Apeop e José Roberto Bernasconi do Sinaenco-SP

Concluir as obras iniciadas e resgatar a cidadania dos paulistanos são algumas das plataformas de campanha à prefeitura Municipal de São Paulo do candidato do PRB, Celso Russomano. Dia 16/7, ele abriu o Ciclo de Debates “A Construção do Desenvolvimento Sustentado”, evento promovido em parceria por Apeop, Instituto de Engenharia, Secovi-SP, Sinaenco, SindusCon e Sinicesp. Estão previstos encontros com outros candidatos: já estão confirmadas as participações de Gabriel Chalita (PMDB), em 13/8, e de Fernando Haddad (PT), em 27/8.

Russomano prometeu desenvolver um Plano de Segurança Pública que incluiria o monitoramento das ruas da cidade por câmeras, a melhoria da iluminação pública, o uso de tablets para a comunicação integrada entre guardas metropolitanos e os policiais civis e militares – o que permitiria agilizar a repressão a crimes e a detenção de infratores – e a ampliação dos poderes conferidos à Guarda Civil Metropolitana, que hoje não pode efetuar prisões nem apreender produtos ilícitos. Em sua avaliação, falta um trabalho preventivo nessa área.

O candidato do PRB destacou a dificuldade de incluir os jovens no mercado de trabalho: a má qualidade do ensino público e a falta de acesso ao mundo digital são elementos que, em sua visão, agravam o quadro de exclusão social. Caso eleito, ele pretende firmar uma parceria com as empresas de telefonia e oferecer internet grátis para os paulistanos de mais baixa renda.

Na área da Saúde, sua intenção é ampliar os tratamentos preventivos, pois são mais baratos do que os emergenciais. Conforme afirmou, pacientes internados por até 60 dias em UTI (Unidades de Tratamento Intensivo) geram aos cofres públicos um gasto de até R$ 120 mil.

Russomano declarou ainda que pretende construir uma cidade melhor alicerçada no diálogo com a os cidadãos. “A sociedade organizada substituiu o poder público”, opinou. Quanto à escolha de seu secretariado, ele disse que vai apoiar-se em estudos técnicos e escolher por competências.

Habitação – Na área habitacional, o candidato do PRB pretende pulverizar as decisões e aprovações de projetos para as subprefeituras. Além de garantir que os subprefeitos seriam necessariamente moradores das regiões sob sua responsabilidade, e que ficariam encarregados de gerir, fiscalizar e acompanhar as obras locais, Russomano acenou com a intenção de resgatar o “inspetor de quarteirão”, cargo a ser exercido voluntariamente por aposentados.

Questionado por Claudio Bernardes, presidente do Secovi-SP, sobre a revisão do Plano Diretor Estratégico e a possível adoção de mecanismos de premiação aos empresários que adotarem práticas sustentáveis em seus empreendimentos imobiliários, Russomano afirmou: “O adensamento propicia mais qualidade de vida à cidade. Precisamos construir uma cidade sustentável sem radicalismo”.

O candidato observou que a melhoria da qualidade de vida da baixa renda contribui para melhorar a vida de todos: “Quero acabar com as favelas de São Paulo e assim diminuir os custos com saúde e segurança pública”, disse, concluindo que incentivará as boas práticas ambientais e contará com os técnicos do Secovi-SP para construir um novo plano.

Ciclo de Debates – Há mais de 10 anos, essas entidades representativas do setor da construção civil e imobiliária reúnem-se e promovem encontros com os principais candidatos a cargos públicos (prefeitura, governos Estadual e Federal), tendo como objetivo central conhecer as propostas dos possíveis governantes nas áreas de habitação, desenvolvimento urbano e infraestrutura.

Autor: Secovi