Plano de Bairro – Perus em Transformação

O Plano de Bairro do distrito de Perus nasceu de uma utopia: os próprios moradores planejariam o seu bairro, debatendo e definindo o que deveria mudar na infraestrutura local e consolidando uma proposta legislativa e orçamentária. Isso aconteceu entre 2008 e 2009.
Perus era um bairro muito pobre. Durante anos, foi castigado pelas emissões da fábrica de cimento. Depois foi pouso involuntário de cadáveres desovados pela ditadura militar. Por fim, virou depósito de lixo da capital. 

A utopia deu certo. O Plano de Bairro de Perus, feito pelos próprios moradores, traz informações sobre o uso do solo, a infraestrutura existente e as características socioeconômicas da região. Define os equipamentos que devem ser instalados no bairro, detalhando prazo, custo e local de implantação. Tudo da cabeça dos moradores; nada de prato pronto mandado pelo governo. 

A ideia do arquiteto Candido Malta foi encampada e descrita por Elizabeth Salgado e Guilherme de Almeida, com organização do vereador José Police Neto, atual presidente da Câmara Municipal de São Paulo. 

O Plano acolhe as principais reivindicações listadas pela população e as elege como diretrizes para o desenvolvimento local. Divide o bairro em 10 áreas, chamadas de unidade ambiental de moradia, e identifica as principais necessidades de cada uma delas. 

Mostra com clareza as necessidades de novos equipamentos públicos no bairro. Evidencia a necessidade de um hospital, do reordenamento do trânsito local e a construção de um parque linear para controlar as enchentes. 

“Além de prever os principais equipamentos públicos apontados pela população, o Plano de Bairro indica a localização desses equipamentos e os custos que eles terão para o poder público”, explica o professor Candido Malta, idealizador do projeto. 

O Plano de Bairro de Perus está sendo beneficiado pelos créditos de carbono do Aterro Bandeirantes, localizado no bairro. 

Serviço: 

Lançamento: Plano de Bairro – Perus em Transformação
Data: 26 de junho de 2012
Local: Livraria Cultura Conjunto Nacional – Av. Paulista 2073
Horário: das 19h às 21h30
Contato: (11) 3170-4033

Autor: Assessoria de imprensa