11ª Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas da Cidade de São Paulo

A 11ª Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas da Cidade de São Paulo, ocorreu terça-feira, 8 de maio, no Memorial da América Latina com o tema” Governança para Sustentabilidade Rumo à Rio+20” enfatizando a importância que a agenda ambiental vem ganhando no debate político. O vereador Gilberto Natalini (PV), presidente e organizador do evento defende a “bandeira da humanidade”, que deve ser levada por cada um, nos diferentes níveis de atuação. 

A mesa de abertura foi composta por várias autoridades; o encontro reuniu especialistas em meio ambiente, estudantes, membros do poder público, representantes do setor privado, de ONGs e, o Instituto de Engenharia de São Paulo se fez representar com a presença da engenheira Clara Cascão Nassar – Diretora de Relações Externas. 

O evento propôs um amplo debate sobre políticas públicas que estimulem a implantação de processos sustentáveis na iniciativa privada e no setor público da metrópole, levou-nos a uma ”reflexão sobre como lidamos com as mudanças climáticas e como essas questões afetam o nosso dia a dia”.
O professor José Goldemberg, foi homenageado com a medalha “Responsabilidade Socioambiental” por sua contribuição para o surgimento de inovações tecnológicas orientadas à preservação, qualificação e respeito ao meio ambiente. 

A conferência foi composta por três painéis:
– Governança Ambiental Internacional
– Transição para Economia de Baixo Carbono
– Construindo a Justiça Social 

Na Conferência foi lançada a campanha Seja um Conselheiro de Meio Ambiente com o objetivo de divulgar a existência e as ações dos Conselhos Regionais de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz e dos Conselhos Gestores de Parques da Cidade de São Paulo, fiscalização integrada nos parques municipais. 

Ao final foi apresentada a Carta Compromisso para Rio +20 que pode ser acessada pelo link abaixo:
http://www.natalini.com.br/sites/default/files/file/CartaCompromisso11aConf2012.pdf

Autor: instituto de Engenharia