As primeiras carrocerias e truques que já estão sendo produzidos, bem como os primeiros carros devem sair da linha de montagem ainda em 2012. A nova unidade industrial foi construída em 18 meses.
“As novas instalações de produção de monotrilhos representam a segunda etapa da expansão industrial iniciada em 2009, cujo objetivo é triplicar nosso número de funcionários no Brasil, atingindo em breve 600 pessoas, e quadruplicar a área industrial em Hortolândia”, declarou André Navarri, Presidente mundial da Bombardier Transportation.
A Bombardier Transportation inaugurou em Hortolândia (SP) uma unidade de produção de trens de monotrilho. As novas instalações representam um investimento de US$ 15 milhões e passam a ser o local de produção de monotrilhos da Bombardier para o Brasil e resto do Mundo.
O primeiro pedido, realizado pelo Metrô de São Paulo, prevê a produção de 54 trens de sete carros cada (378 carros) do monotrilho Innovia Monorail 300, cada trem tem capacidade para transportar mil passageiros. O Innovia Monorail 300 suporta o transporte de até 48 mil passageiros por hora, por direção.
A Bombardier vai projetar, fornecer e instalar o sistema em uma nova linha de 24,5 km e 17 estações, em consórcio com as construtoras brasileiras Queiroz Galvão e OAS, que servirá como extensão da Linha-2 do Metrô de São Paulo, que ligará as regiões de Vila Prudente e Cidade Tiradentes. O primeiro trecho da nova linha, das estações Vila Prudente e Oratório, deve começar a atender aos passageiros no final de 2013, seguido de um segundo trecho, até São Mateus, em 2014. A totalidade da linha será terminada em 2016.
Autor: Portal Transporta Brasil