Pós graduação e MBA USP – construção Sustentável

As construções causam impactos muito diversos no seu entorno, tanto próximo como distante, usualmente no ambiente, na sociedade e nas atividades econômicas. Para citar alguns poucos efeitos, é do conhecimento de todos a alteração do relevo e modificação do revestimento do solo nas encostas e várzeas causadas pela ocupação, e a superfície originariamente vegetal passa a ser pavimentada e impermeável, ocupando os leitos dos rios, causando escorregamentos de terras sobre as edificações e incapacidade de escoamento dos volumes de águas pluviais, com a ocorrência de tragédias, que ceifam milhares de vidas e induzem prejuízos incalculáveis à população, principalmente a mais pobre.

O fluxo de materiais de construção implica não apenas em extração desordenada de matéria prima como também no emprego de combustíveis fósseis para o seu processamento, aplicação e para andamento das demais etapas da existência do edifício, todas baseadas em uma economia de uso intenso de carbono, com seus conseqüentes efeitos climáticos, como o aumento da poluição e aquecimento global.

A este último atribui-se a ocorrência de fenômenos naturais extremos, como o aumento das precipitações, para os quais as cidades não foram preparadas. Se por um lado, as construções possuem grande potencial de devastação no meio externo, por outro, o interior do edifício é um local de grande consumo de energia sem, no entanto, proporcionar um ambiente plenamente adequado à ocupação humana, com deficiências de conforto térmico, luminoso e acústico, entre outros requisitos para moradia e trabalho. Assim, o mercado está necessitando de profissionais especialistas com visão sistêmica e domínio na aplicação de soluções sustentáveis, as quais dependem das condições locais, dos aspectos sociais, culturais e econômicos dos agentes envolvidos.

Objetivo

Os objetivos do Curso Construção Sustentável são não apenas capacitar o profissional para planejar, projetar, executar e gerenciar empreendimentos da construção civil, novos e em operação, empregando tecnologias, materiais sustentáveis e ferramentas para a gestão de insumos como água e energia, como também habilitar o profissional de modo sistêmico para a aplicação de conceitos de sustentabilidade ambiental, social e econômica em edifícios e entorno, cidades e zonas rurais.

Público Alvo

Este curso de especialização destina-se a engenheiros, arquitetos e outros profissionais de nível superior que trabalhem ou tenham em vista trabalhar diretamente com projeto, execução e operação de edifícios sustentáveis.

Certificados: Os certificados de conclusão serão emitidos pela USP como pós graduação lato sensu.

Clique aqui para mais informações.

Autor: USP