Discurso de João Crestana, presidente do Secovi, durante a entrega do título de Eminente Engenheiro do Ano 2011

– MEU PAI ERA UM ENGENHEIRO. ENGENHEIRO DA CONSTRUÇÃO.
– CONSTRUÍA POR ADMINISTRAÇÃO E POR EMPREITADA. PROJETAVA, DIRIGIA OBRAS E ESPALHAVA SUAS CONHECIDAS PLACAS PELO ESTADO DE SÃO PAULO. NUTRIA-SE DAS LAJES, DOS ARCOS ABATIDOS, DOS TUBULÕES E DO CONCRETO ARMADO. ATENDIA A CLIENTES EXIGENTES E FIÉIS. ADMINISTRAVA PESSOAL, SELECIONAVA TÉCNICAS E MATERIAIS, SEMPRE DE TERNO, GRAVATA E SAPATO PRETO ENGRAXADO. 

– MEU PAI ERA UM ENGENHEIRO. ENGENHEIRO DA AGROPECUÁRIA.
– ESTICAVA CORRENTES, MANOBRAVA O TEODOLITO, CONSTRUÍA CURRAIS, TANQUES E PEQUENAS BARRAGENS, CONTROLAVA A EROSÃO, ALINHAVA AS MUDAS E MANEJAVA POMARES COM MAESTRIA. CAFÉ, LARANJA, EUCALIPTO E ABACATES ERAM SUAS ESPECIALIDADES; E VI MAIS DE UM AGRÔNOMO RECORRER A ELE EM BUSCA DE CONSELHOS. SEMPRE DE BOTA MARROM, CHAPÉU DE COURO E MUITO SUOR NO ROSTO… 

– INTRANSIGENTE DEFENSOR DO CONCEITO, PRAGMÁTICO EXECUTOR DA REALIDADE. 

– TAMBÉM NEGOCIAVA, DECLAMAVA POESIAS, TOCAVA MODA CAIPIRA NO VIOLÃO. ERA UM PAI PREOCUPADO E MARIDO RESPONSÁVEL. 

– MAS MEU PAI ERA UM ENGENHEIRO. ENGENHEIRO ACIMA DE QUALQUER COISA… 

– SE OS FILHOS SÃO MESMO O ASSUNTO PRINCIPAL DAS REFEIÇÕES EM FAMÍLIA, DOS CINCO FILHOS HOMENS QUE TEVE, NENHUM MERECEU TANTAS ANÁLISES E DEBATES COTIDIANOS COMO SUA “FILHA MAIS VELHA”, “MINHA IRMÔ PALAS ATENA, A MINERVA, ÍCONE DA ENGENHARIA. 

– BOA NOITE! PEÇO PERMISSÃO PARA SAUDAR A TODOS EM NOME DE UM CASAL AQUI PRESENTE. TENHO CONVICÇÃO DE QUE MEU PAI E MINHA QUERIDA MÃE ESTÃO NESTA SALA. EM NOME DE DINA E ARMÊNIO CRESTANA SAÚDO TODAS AS AUTORIDADES, CONVIDADOS, SENHORAS E SENHORES. 

– MEU ESPECIAL AGRADECIMENTO AO PRESIDENTE ALUÍZIO DE BARROS FAGUNDES, AOS DIRETORES E CONSELHEIROS DESTE VENERÁVEL INSTITUTO DE ENGENHARIA, QUE HONROSAMENTE ME DISTINGUEM COM TÃO IMPORTANTE TÍTULO. 

– TÍTULO QUE, MUITO MAIS MERECIDAMENTE FOI CONCEDIDO NO PASSADO A ILUSTRES BRASILEIROS DIGNOS DE IMORREDOURAS REVERÊNCIA E GRATIDÃO.
– ESTE PRÊMIO DEVE SER COMPARTILHADO COM OS PROFISSIONAIS DO SETOR IMOBILIÁRIO, QUE VEM APRESENTANDO NOTÁVEL DESEMPENHO NO PAÍS, ATENDENDO O DÉFICIT HABITACIONAL E CRIANDO ESPAÇOS DE TRABALHO. ESTE SUCESSO É VETOR RESULTANTE DE ESFORÇO CONCENTRADO POR PARTE DE NOSSAS EMPRESAS, DAS ENTIDADES EM CONJUNTO E DO PODER PÚBLICO. 

– ESTENDO TAMBÉM ESTA HOMENAGEM E AGRADECIMENTOS AOS ILUSTRES ENGENHEIROS QUE DIRIGIRAM O SECOVI NOS ÚLTIMOS TRINTA ANOS E QUE, HOJE NO CONSELHO DO SINDICATO, RECOMENDARAM À NOSSA DIRETORIA QUE PATROCINASSE ESTE BONITO EVENTO NA SEDE DO INSTITUTO. 

– POR FIM, AGRADEÇO A MEUS FILHOS PAULA E FERNANDO E, MUITO ESPECIALMENTE, A MINHA ESPOSA ELIANA, QUE COM CARINHO E PACIÊNCIA TEM ME AJUDADO PELA VIDA AFORA, SEMPRE OFERECENDO UM BOM CONSELHO E TOLERANDO MEU ESPÍRITO SISTEMÁTICO E CARTESIANO.

– NESTA CASA, PODEMOS NOS ORGULHAR DE NOSSA FORMAÇÃO RIGOROSA E DA INCOMUM CAPACIDADE DE RESOLVER PROBLEMAS, FRUTOS DE TREINAMENTO CONCEITUAL E DE EXERCÍCIOS INTERMINÁVEIS EM MEIO À MATEMÁTICA E ÀS COMPLEXAS LEIS DA NATUREZA QUE APRENDEMOS A UTILIZAR NA CONVERSÃO DE RECURSOS EM MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA HUMANA, ENGENHO E ARTE… 

– INFELIZMENTE, NOSSA PROFISSÃO ESTÁ ENFRAQUECIDA NO BRASIL. 

– HÁ POUCOS ENGENHEIROS E MUITOS JÁ “VIRARAM SUCO”.
– ESTIMATIVAS OFICIAIS APONTAM QUE DE 3,5 FORMADOS, SOMENTE UM EXERCE A PROFISSÃO! 

– CONFORME O CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DE 2009, DIVULGADO PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 420 MIL ALUNOS SE MATRICULAVAM POR ANO NOS CURSOS DE ENGENHARIA NO BRASIL, MAS SOMENTE 32 MIL SE GRADUAVAM. 

– CONSTA QUE A CHINA FORMA ANUALMENTE MAIS DE 400 MIL, A ÍNDIA 250 MIL, A RÚSSIA 100 MIL E A CORÉIA DO SUL MAIS DE 80 MIL. OS AMERICANOS DE HOJE SE CULPAM POR PRODUZIR SOMENTE 80 MIL ENGENHEIROS POR ANO… 

– NA CORÉIA DO SUL HÁ 20 ENGENHEIROS EM CADA GRUPO DE 100 FORMANDOS NAS UNIVERSIDADES. AQUI SÃO APENAS 8 PARA CADA 100. 

– ALÉM DISTO, DOS 10 MIL DOUTORES E 30 MIL MESTRES PÓS-GRADUADOS TODOS OS ANOS NO BRASIL, POUCO MAIS DE 10% ESTÃO NAS ÁREAS DE ENGENHARIA OU CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, SEGUNDO DADOS DA CAPES. EM PAÍSES COMO CHINA E CORÉIA, ESSE ÍNDICE CHEGA A 70%. 

– A CORÉIA CONSTRUIU UM VIGOROSO SISTEMA DE INOVAÇÃO NAS ÚLTIMAS DÉCADAS. CURIOSAMENTE, NOS ANOS 70 COMPARTILHAVA COM O BRASIL O MESMO NÚMERO DE PATENTES DEPOSITADAS NOS ESTADOS UNIDOS. HOJE, AS PATENTES COREANAS SUPERAM EM 40 VEZES O NÚMERO DAS BRASILEIRAS. 

– QUANTO À NOSSA QUALIDADE DE ENSINO, BEM, DEIXO ESSA CONJECTURA A CARGO DOS PRESENTES. 

– OS QUE CONSEGUEM CONCLUIR O CURSO, DE UMA MANEIRA GERAL, TÊM DIFICULDADES DE COMUNICAÇÃO, TANTO ESCRITA COMO VERBAL, E APRESENTAM GRAVES LACUNAS CULTURAIS. PODEM ATÉ TER CONHECIMENTO TÉCNICO DA ESPECIALIDADE. MAS CARECEM DE TÉCNICAS DE LIDERANÇA, DE MELHOR APRECIAÇÃO DA ARTE, DA LEITURA DE CLÁSSICOS, DE DOMÍNIO DA LÍNGUA ESCRITA E FALADA, DO CONVÍVIO COM JORNAIS E REVISTAS.

– GOSTARIA DE APROVEITAR A OPORTUNIDADE PARA FALAR A TÃO SELETO E ATENTO PÚBLICO SOBRE UM TEMA MUITO IMPORTANTE, COMPLEXO, QUE TALVEZ POR SER COMPLEXO, NÃO TEM MERECIDO A ATENÇÃO DEVIDA: O PROJETO DE NAÇÃO, SEU CARÁTER INSTITUCIONAL E SUA FERRAMENTA: A ENGENHARIA. 

– DOUGLASS NORTH, ECONOMISTA AMERICANO, GANHADOR DO PRÊMIO NOBEL DE ECONOMIA, EM 1993, ESTUDOU AS INSTITUIÇÕES, E A FUNÇÃO QUE DESEMPENHAM NO DESENVOLVIMENTO DAS NAÇÕES. PARA ELE, INSTITUIÇÕES SÃO AS REGRAS DO JOGO EM UMA SOCIEDADE: COMPREENDEM REGRAS FORMAIS, BEM COMO LIMITAÇÕES INFORMAIS. CONSTITUEM O ARCABOUÇO IMPOSTO PELO SER HUMANO A SEU RELACIONAMENTO COM OS OUTROS. CONCLUI QUE O CONJUNTO DE INSTITUIÇÕES DE UMA SOCIEDADE – DESDE A SUA ESTRUTURA JURÍDICA ATÉ OS VALORES E CONVICÇÕES POPULARES – É O QUE DETERMINA O SUCESSO OU O FRACASSO DO PROJETO NACIONAL. SEU VIGOR FAZ COM QUE OS “CUSTOS DAS TRANSAÇÕES” – AQUELES AOS QUAIS ESTÃO SUJEITAS AS OPERAÇÕES DE UM SISTEMA ECONÔMICO – ONEREM MAIS OU MENOS A NAÇÃO. 

– CONFIANÇA MÚTUA, ÉTICA DO TRABALHO, RECIPROCIDADE, SENSO COMUNITÁRIO, VALORIZAÇÃO SOCIAL DO MÉRITO E DO ESFORÇO INDIVIDUAL, RESPEITO À PROPRIEDADE, CUMPRIMENTO FIEL DOS CONTRATOS CONTRIBUEM PARA A COESÃO E A INTERAÇÃO HARMÔNICA DA SOCIEDADE. DESPERTAM A AUTOCONFIANÇA E O ESPÍRITO EMPREENDEDOR. VIABILIZAM O ESFORÇO INDIVIDUAL E COLETIVO. POR OUTRO LADO, FALTA DE CREDIBILIDADE, VALORIZAÇÃO DO MÍNIMO ESFORÇO E DA “ESPERTEZA”, DA MALÍCIA E DA MÁ-FÉ, “LEVAR VANTAGEM EM TUDO”, COBIÇA DA PROPRIEDADE ALHEIA, DESCOMPROMISSO À PALAVRA DADA E ÀS OBRIGAÇÕES ASSUMIDAS, TUDO 
EM CONJUNTO, CONDUZ À DESAGREGAÇÃO E AO PERMANENTE CONFLITO SOCIAL. CADA UM QUER PREVALECER SOBRE TODOS. 

– INSTITUIÇÕES NÃO SE RESUMEM A ESTRUTURAS JURÍDICAS E SISTEMAS POLÍTICOS DE GOVERNO. SÃO TAMBÉM OS VALORES E CONVICÇÕES POPULARES, CRENÇAS, COSTUMES E CULTURA ACEITOS CONSENSUALMENTE. 

– INSTITUIÇÕES SÃO OS TIJOLOS NA CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE NAÇÃO. 

– O BRASIL CARECE DESTE PROJETO! 

– ENTENDO QUE CHEGOU O MOMENTO DE NOSSA SOCIEDADE DEDICAR-SE A UM PROJETO DE NAÇÃO, A UM PACTO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO COERENTE, ABRANGENTE, SISTÊMICO E SUSTENTÁVEL. 

– GIUSEPPE INGEGNERI, – ENGENHEIRO NO NOME, MAS MÉDICO E FILÓSOFO DE FORMAÇÃO -, NASCIDO NA ITÁLIA, ENSINAVA: “PAÍS É EXPRESSÃO GEOGRÁFICA E ESTADO É FORMA DE EQUILÍBRIO POLÍTICO. A PÁTRIA, PORÉM, TRANSCENDE ESTE CONCEITO: É SINCRONISMO DE ESPÍRITOS E CORAÇÕES, ASPIRAÇÃO À GRANDEZA, COMUNHÃO DE ESPERANÇAS, SOLIDARIEDADE SENTIMENTAL DE UMA RAÇA. ENQUANTO UM PAÍS NÃO É PÁTRIA, SEU POVO NÃO FORMA UMA NAÇÃO”. 

– SEM UM PROJETO DE NAÇÃO, UM PACTO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO, DIFICILMENTE A PÁTRIA CONSEGUE O NECESSÁRIO SINCRONISMO DE ESPÍRITOS E CORAÇÕES. O POVO IGNORA QUALQUER ASPIRAÇÃO À GRANDEZA, FRUSTRAM-SE A COMUNHÃO DE ESPERANÇAS E A SOLIDARIEDADE DA RAÇA EM CONSOLIDAÇÃO. 

– TEMOS A HISTÓRIA A NOS ILUSTRAR O RACIOCÍNIO. 

– EM 1930, O MUNDO ATRAVESSAVA UM MOMENTO DE PROFUNDA CRISE. O BRASIL, APROVEITANDO A MENOR INFLUÊNCIA DE OUTROS PAÍSES, MONTOU COM GETÚLIO VARGAS UM MODELO NACIONAL ABRANGENTE, QUE ATRAVESSOU, COM ALGUMAS ALTERAÇÕES, MAIS DE NOVE DÉCADAS E SOBREVIVE ATÉ HOJE. EM 1964, OS MILITARES INTRODUZIRAM MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS NA MATRIZ. AS “DIRETAS JÁ”, NO INÍCIO DOS ANOS 80, EXIBIRAM A SOCIEDADE FLEXIONANDO OS MÚSCULOS PARA MUDANÇAS NACIONAIS CONSOLIDADAS QUE PODERIAM TER SIDO VIGOROSAS COM TANCREDO NEVES, MAS FRUSTRARAM EXPECTATIVAS COM JOSÉ SARNEY. 

– OS ENGENHEIROS, PODEROSOS DURANTE O REGIME MILITAR FOCADO EM OBRAS E INFRAESTRUTURA, PERDERAM SUA FORÇA, ACANHADOS, E O BRASIL DIRIGIU SUA ESPERANÇA PARA OS ADVOGADOS QUE NOS ENSINAVAM A NECESSIDADE DA “RULE OF LAW”, O ESTADO DE DIREITO. ERA ESSENCIAL DEFENDERMOS OS DIREITOS, AS GARANTIAS INDIVIDUAIS TÃO APEQUENADOS. MOMENTO DE CATARSE, DE PURGAR AS FERIDAS, ELABORAR INSTITUIÇÕES ASSEGURADORAS DAS FORMAS MÍNIMAS DO DIREITO, DA DEMOCRACIA. COM ESTE ESPÍRITO A ANISTIA E A CONSTITUIÇÃO DE 88. 

– “O PASSADO NUNCA MAIS” ERA O NOME DO FILME. OU TALVEZ “JUSTIÇA SOCIAL JÁ” OU “VOU PROCURAR MEUS DIREITOS” REFLETISSEM O ESPÍRITO DO MOMENTO. A PALAVRA OBRIGAÇÃO ESTÁ QUASE AUSENTE DA NOSSA LEI MAGNA. QUANTO A OPORTUNIDADES, CONSTRUÇÃO CONSENSUAL DE UM FUTURO, VISÃO SISTÊMICA DE UMA PÁTRIA EFICAZ, OTIMIZAÇÃO DO USO DE RECURSOS, BEM, ISTO VIRIA DEPOIS. 

– POIS É, ENTENDO QUE O “DEPOIS” CHEGOU! AGORA É O MOMENTO DESTA IDEIA E É A ENGENHARIA A FERRAMENTA RESPONSÁVEL POR SUA PROPOSIÇÃO E COORDENAÇÃO. 

– UM PROJETO DE NAÇÃO DEVE POSICIONAR A VISÃO NACIONAL, BASEADA EM CONHECIMENTO 
DOS RECURSOS E DAS OPORTUNIDADES, DEVE DEFINIR COM SOBERANIA OS PRINCÍPIOS E CONCEITOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, DELINEANDO ESTRATÉGIAS NACIONAIS DE COMPETIÇÃO. ESSENCIAL COSTURAR UMA GRANDE COALISÃO SOCIAL E POLÍTICA, UM ACORDO INFORMAL NA SOCIEDADE, UM PACTO ABRANGENTE COM INTERESSE NACIONAL. 

– A ENGENHARIA DEVE SER O VETOR DESTE PROJETO E SUA FERRAMENTA MESTRA. 

– NÓS, ENGENHEIROS, COMO UM CONJUNTO, E CADA UM DE NÓS INDIVIDUALMENTE DEVEMOS ASSUMIR OS ENCARGOS NA CONCEPÇÃO, NO PLANEJAMENTO, NA MONTAGEM E NA MANUTENÇÃO DE UMA NAÇÃO PAUTADA PELA SUSTENTABILIDADE EM SEUS TRÊS VETORES: APERFEIÇOAMENTO ECONÔMICO, RESPONSABILIDADE SOCIAL E CONSCIÊNCIA AMBIENTAL E DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO/CULTURAL. ENGENHARIA É UMA SÓ, E URGE COMPROMETER TODOS EM UNÍSSONO COM OS DIVERSOS DESAFIOS EM MÚLTIPLAS ESPECIALIDADES. 

– POR COMODIDADE, PERMITAM-ME FAZER A CHAMADA DIDATICAMENTE. 

– ENGENHEIROS DE MINAS, PETRÓLEO E QUÍMICOS, QUAL A ESTRATÉGIA PARA O ÓLEO EM GRANDE QUANTIDADE NAS ÁGUAS PROFUNDAS, O FAMOSO PRÉ-SAL? QUEM DESENVOLVERÁ OS EQUIPAMENTOS E LABORATÓRIOS? VAMOS CONSUMIR OU EXPORTAR? VAMOS INDUSTRIALIZAR COMO PLÁSTICOS E MATERIAIS OU QUEIMAR PARA LEVAR AUTOMÓVEIS INEFICIENTES A INTERMINÁVEIS CONGESTIONAMENTOS URBANOS? O QUE FAZER COM OS IMENSOS RECURSOS FINANCEIROS DECORRENTES? TORRAR COM MORDOMIAS, CORPORATIVISMO, INEFICIÊNCIAS E CORRUPÇÃO? OU INVESTIR NA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA A SOCIEDADE, CONSTRUIR E MANTER INFRAESTRUTURA SÓLIDA E DURÁVEL? QUE OPORTUNIDADE PARA DIMINUIR VERGONHOSAS DESIGUALDADES GEOGRÁFICAS E CONSOLIDAR UMA CIDADANIA DE QUALIDADE, UMA FORTE CLASSE MÉDIA PRODUTIVA E CULTA! 

– ESPECIALISTAS EM CONSTRUÇÃO, O QUE FAREMOS COM A POLÍTICA HABITACIONAL PERENE, VISANDO A SOLUCIONAR O DÉFICIT DE MORADIAS NAS PRÓXIMAS DÉCADAS? AS ÁREAS URBANAS OFERECERÃO QUALIDADE DE VIDA E BOA OCUPAÇÃO, CIDADES COMPACTAS E INTELIGENTES? E A INFRAESTRUTURA? HOSPITAIS, CRECHES, AVENIDAS, TRANSPORTE PÚBLICO? E, QUAL É A FORMA FÍSICA DA BOA ESCOLA, AQUELA QUE PROPORCIONA CONFORTO, SEGURANÇA, QUALIDADE E DURABILIDADE, UTILIDADE E FACILIDADE DE MANUTENÇÃO… ILUMINAÇÃO E VENTILAÇÃO NATURAIS TECNICAMENTE BALANCEADAS PROPORCIONAM SAÚDE E APRENDIZADO SÓLIDO. SEM DEIXAR DE TRANSMITIR NOSSO ESTILO DE ARQUITETURA. 

– HIDRÁULICA E GEOTÉCNICA: COMO ENFRENTAREMOS A AMEAÇA BREVE E PALPÁVEL DE FALTA DE ÁGUA NAS GRANDES CIDADES? OU O SEU EXCESSO EM ENCHENTES E DESLIZAMENTOS? QUAL A ESTRATÉGIA PARA ENFRENTAR A VERGONHA REPRESENTADA PELO SANEAMENTO PRECÁRIO? SERÁ QUE É DIFÍCIL MENSURAR AS ECONOMIAS POTENCIAIS A SE OBTER NA SAÚDE, POR MEIO DE SIMPLES ESGOTOS TRATADOS? O AQUÍFERO GUARANI E SEUS CONGÊNERES REPRESENTAM RESPONSABILIDADE, MAS TAMBÉM SIMBOLIZAM RIQUEZA POTENCIALMENTE MAIOR QUE O PETRÓLEO. O AQUECIMENTO GLOBAL PODERÁ SER ENFRENTADO EM NOSSAS CAPITAIS À BEIRA MAR? E A CONTAMINAÇÃO E DESCONTAMINAÇÃO DE NOSSOS SOLOS? QUE TAL INCENTIVAR O MELHOR APROVEITAMENTO DOS TERRENOS A SEREM REMEDIADOS? 

– METALÚRGICOS, QUAL USO DE NOSSAS COMMODITIES E COMO APRIMORAR A TECNOLOGIA DE MATERIAIS COMPOSTOS, JÁ QUE NOSSOS SUPRIMENTOS NATURAIS SÃO RIQUÍSSIMOS? CABE AQUI CONCEBER E PROJETAR UM SISTEMA DE LABORATÓRIOS E INCUBADORAS DE EMPRESAS PARA INCENTIVAR INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E PROTEGER PATENTES. 

– NAVAL E OCEÂNICA, COMO DEFENDEREMOS NOSSA SOBERANIA, TIRAREMOS PROVEITO DA EXTENSA COSTA PARA A CABOTAGEM E DE QUE FORMA OPERAREMOS MEGAPORTOS PARA TRANSPORTE MARÍTIMO? AS PLATAFORMAS DE PETRÓLEO DEVEM PRIVILEGIAR A EFICIÊNCIA, MAS NUNCA SE COMPROMETER COM SEGURANÇA E ESTRITO RESPEITO À VIDA MARINHA. E O TURISMO NO LITORAL, NAVIOS DE PASSAGEIROS, IATES E LANCHAS? QUE ABSURDO TRAZERMOS AO BRASIL APENAS CINCO MILHÕES DE ESTRANGEIROS POR ANO! 

– AERONÁUTICA, DESAFIOS SEMELHANTES, PROGRESSO E REPUTAÇÃO CONQUISTADOS NO MUNDO, QUE NICHOS SERÃO TECNOLOGICAMENTE PERSEGUIDOS, COMO VIGIAR OS TRAFICANTES NA FRONTEIRA TERRESTRE E AÉREA? SOMOS COMPRADORES OU PRODUTORES DE VEÍCULOS DE CAÇA DE ALTA VELOCIDADE? É INTERESSE A PRODUÇÃO DE MÍSSEIS BALÍSTICOS E DE LANÇADORES DE SATÉLITES ESPACIAIS, UMA VEZ QUE TEMOS VANTAGENS COMPETITIVAS SIGNIFICANTES NA REGIÃO EQUATORIAL? 

– ESPECIALISTAS EM ENERGIA, PODEMOS E DEVEMOS AUMENTAR NOSSA MATRIZ LIMPA, ATÉ PORQUE ESTAMOS NA LIDERANÇA MUNDIAL DE ENERGIA NÃO POLUENTE: O SOL, O VENTO, A BIOMASSA RENOVÁVEL! 

– E O IMENSO POTENCIAL HIDROELÉTRICO? NÃO BASTA PRODUZIR. IMPORTA AINDA MAIS TRANSMITIR E DISTRIBUIR SEM COMPROMETER NATUREZA E CULTURA. QUAIS AS POTENCIALIDADES ATÔMICAS E COMO USAR E DOMINAR SEM ABUSAR DESTE RISCO DEMONSTRADO À EXAUSTÃO NO MUNDO? 

– OS PERITOS EM TRANSPORTES DEVEM DECIDIR SE QUEREMOS MESMO O TREM DE ALTA VELOCIDADE, OU SEJA, 350 OU MAIS QUILÔMETROS POR HORA, REQUERENDO CURVAS LONGAS, DESAPROPRIAÇÕES VULTOSAS, MATERIAIS E EQUIPAMENTOS CARÍSSIMOS E ARRISCADOS. POR QUE NÃO USAR O TREM RÁPIDO, 170 QUILÔMETROS POR HORA, JÁ OTIMIZADO NO MUNDO, E CUJO CUSTO PODE SER MENOR QUE UM TERÇO DO TAV? JÁ NAS CIDADES, LEMBREMOS QUE O MELHOR TRANSPORTE URBANO É JÁ ESTAR NO DESTINO… CIDADES COMPACTAS, ONDE MORAR, TRABALHAR, ESTUDAR E SE DIVERTIR SEJA POSSÍVEL CAMINHANDO OU PEDALANDO. VAMOS LEMBRAR QUE METRÔ É ÓTIMO, MAS É CARO. MONOTRILHO É MAIS BARATO QUE METRÔ, E MAIS CARO QUE TRAM OU VLT, QUE É MAIS CARO QUE BRT, OU CORREDOR DE ÔNIBUS. MONOTRILHO É FEIO E SEGREGA PARTES DA CIDADE, NÃO DEIXA DE SER MAIS UM “MINHOCÃO”; MAS TEM SUAS ESPECIFICIDADES EM CERTOS CASOS, QUANDO O VLT REALMENTE NÃO ATENDE A DEMANDA EXISTENTE… UM PAÍS CONTINENTAL DEVE TER ESPECIALIZAÇÃO PROFUNDA NA TEORIA E PRÁTICA DA LOGÍSTICA: COMO NOS POSICIONAREMOS? PORTOS, AEROPORTOS, HIDROVIAS E FERROVIAS, QUE SONHO! MAS SONHO POSSÍVEL, SE ANALISARMOS SUAPE E PECÉM COMO EXEMPLOS. MAS DEVEM SER INTEGRADOS E TER SUA COMPLEMENTARIEDADE BEM DIMENSIONADA… COPA DO MUNDO, EXPO E OLIMPÍADA SÃO FUGAZES, MAS SEU LEGADO, BOM OU RUIM, ÚTIL OU INÚTIL, REMANESCE. TUDO DEPENDE DOS PLANOS E PROJETOS ANTERIORES. O IMPROVISO É CARO, INCERTO E PODE TRAZER NEGÓCIOS NEBULOSOS. 

– RECORDEMOS SEMPRE QUE AS TELECOMUNICAÇÕES SÃO O TRANSPORTE DAS INFORMAÇÕES NESTE PAÍS CONTINENTAL. A ANÁLISE DE CUSTO E BENEFÍCIO DA INTERNET UNIVERSAL NOS FAVORECERÁ COM A EVOLUÇÃO DA TECNOLOGIA? 

– AOS ESPECIALISTAS EM AMBIENTE, PERGUNTO: COMO LIDAR COM O FATO DE QUE NÃO SOMOS DONOS DO MUNDO, APENAS TOMAMOS EMPRESTADO DAS FUTURAS GERAÇÕES OS RECURSOS LIMITADOS DE NOSSA MÃE TERRA? COMPARTILHAMOS COM OS DEMAIS GÊNEROS DE VIDA CADA ATIVO DESTE PLANETA. MAS SOMOS RESPONSÁVEIS E SOBERANOS NO BRASIL, NÃO PRECISAMOS DE ENTIDADES ESTRANGEIRAS E SUA HIPOCRISIA AMBIENTAL COM O OBJETIVO VELADO DE TOLHER NOSSA COMPETITIVIDADE. MUITO MENOS QUEREMOS PERENIZAR A POBREZA PARA PROPORCIONAR MERCADO DE TRABALHO AOS ASSISTENCIALISTAS DE PLANTÃO. SE O MUNDO EVOLUI, OS ÍNDIOS TAMBÉM; COMO PROPICIAR ESTA EVOLUÇÃO, SE SÃO TRATADOS COMO IRRESPONSÁVEIS E INIMPUTÁVEIS? TALVEZ A TECNOLOGIA APRESENTE UTILIZAÇÕES SUSTENTÁVEIS DOS RECURSOS NATURAIS PARA MAIOR DESENVOLVIMENTO DOS POVOS EXTRATIVISTAS, CRIANDO CIDADÃOS RESPONSÁVEIS. TAIS ATITUDES NOS PROTEGERÃO DOS INTROMETIDOS, QUE DEVERIAM SIM SE PREOCUPAR EM RECUPERAR A NATUREZA DETERIORADA DE SEUS PAÍSES. 

– ENGENHEIROS DA AGRICULTURA, AS RESERVAS LEGAIS NÃO ESCONDEM O ASSOREAMENTO, A EROSÃO E A PERDA DE MINERAIS PELA ÁGUA. VAMOS RECORDAR QUE A EMBRAPA FOI LÍDER E MOTOR DE NOSSA CONFORTÁVEL SITUAÇÃO ECONÔMICA ATUAL, ESTUDANDO E EDUCANDO PESQUISADORES E TÉCNICOS POR TODO O MUNDO. COMO SE ESPELHAR NELA PARA PROJETAR AS PRÓXIMAS DÉCADAS? COMO ENFRENTAR OS FATOS DESAFIADORES DE QUE BILHÕES DE CHINESES E INDIANOS PODERÃO PRECISAR DE ALIMENTOS, E NÓS SOMOS O LOCAL DE PRODUÇÃO? GRANDE OPORTUNIDADE, MAS, CONVENHAMOS, AMEAÇA SUBJACENTE, POIS COM A FOME NÃO SE BRINCA… ESPECIALMENTE SE OS FAMINTOS SÃO INCONTÁVEIS E PRODUZEM NAVIOS, ARMAS E SOLDADOS EM GRANDE QUANTIDADE. 

– TALVEZ OS ESPECIALISTAS EM FLORESTAS E OS ENGENHEIROS DE ALIMENTOS ESTUDEM MALTHUS E UTILIZEM DO PROGRESSO DOS CONHECIMENTOS PARA PRODUZIR MAIS PROTEÍNAS E NUTRIÇÃO, ASSEGURANDO NOSSA FUNÇÃO DE CELEIRO DO MUNDO, PAÍS ONDE TRÊS COLHEITAS DE GRÃOS SÃO POSSÍVEIS TODOS OS ANOS. 

– ESPECIALISTAS EM SISTEMAS E COMPUTAÇÃO, LEMBRAM-SE DAS AULAS DE ESTATÍSTICA? COMO TRABALHAREMOS DE MODO ABRANGENTE PARA SIMULAR A EVOLUÇÃO DA DEMOGRAFIA? HOJE, ATRAVESSAMOS UM PERÍODO MAGNÂNIMO DE JANELA OU BÔNUS DEMOGRÁFICO, QUANDO JOVENS E TRABALHADORES SUPERAM EM VOLUME OS APOSENTADOS E AS CRIANÇAS, DE FORMA QUE MUITOS TRABALHADORES SUSTENTAM OS INATIVOS. QUAL O MODELO SUSTENTÁVEL QUE OFERECEREMOS PARA A APOSENTADORIA DE NOSSOS DESCENDENTES, NAQUELE MOMENTO EM QUE ESTA JANELA SE INVERTER? EXPERIÊNCIA E KNOW-HOW NÓS TEMOS, AFINAL ADMINISTRAMOS O MAIOR CADASTRO BANCÁRIO DO MUNDO, COM MAIS DE 600 MILHÕES DE CONTAS INATIVAS E EM TORNO DE 200 MILHÕES DE CONTAS ATIVAS, O DO FGTS DA CAIXA. QUAL É O RUMO PARA EQUACIONAR NOSSA MATEMÁTICA ATUARIAL E EVITAR DESDE JÁ OS EXCESSOS TRABALHISTAS E SOCIALISTAS QUE ESTÃO SUFOCANDO A EUROPA DE HOJE?
– CONHECEDORES DE ELETRÔNICA, MECATRÔNICA E BIOMÉDICA, QUAL É NOSSA ESTRATÉGIA PARA ACOLHER A ROBÓTICA, A ENGENHARIA GENÉTICA, A NANOTECNOLOGIA – LEMBREM-SE DOS QUÍMICOS, ELES SERÃO VOCÊS AMANHÃ! COMPUTAÇÃO EM CÉLULAS OU ÁLGEBRA BOOLEANA NO SPIN DOS ELÉTRONS AO INVÉS DE REDUZIDOS CIRCUITOS IMPRESSOS? ESTAS SOLUÇÕES JÁ EXISTEM E SE POPULARIZARÃO NOS PRÓXIMOS DEZ ANOS E NÃO EM CEM; AFINAL, É EXPONENCIAL O CONHECIMENTO E ELE AUTOALIMENTA SUA VELOCIDADE EVOLUTIVA. O HOMO SAPIENS SE TORNARÁ HOMO SINGULARIS, – HOMEM E MÁQUINA INTEGRADOS, MATRIX REDIVIVO? SURPRESA? QUE TAL O VIAGRA, O BOTOX, O LORAX, O ZOLOFT, AS ESTATINAS, A TECNOLOGIA DE REGENERAÇÃO CELULAR, AS CÉLULAS-TRONCO, TETRAPLÉGICOS CAMINHANDO COM ARMADURAS AUTÓCTONES, AVATAR? LOGO PODEREMOS DECIDIR MUITO MAIS SOBRE A DURAÇÃO DE NOSSA VIDA. 

– ALIÁS, PORQUE É QUE NOS SOFISTICADOS APARELHOS DE TOMOGRAFIA, RESSONÂNCIA E CONGÊNERES SÓ SE LÊ GERMANY, USA, SWEDEN, NIPON E SIMILARES? QUE DESAFIO AOS NOSSOS PESQUISADORES “MADE IN BRAZIL”! 

– MECÂNICOS E SISTEMAS MECÂNICOS, A VERGONHA DA DESINDUSTRIALIZAÇÃO SE DEVE SOMENTE AO CÂMBIO DESAJUSTADO, OU DERIVA MUITO MAIS DA FALTA DE COMPETITIVIDADE DOS EMPRESÁRIOS E DOS EQUIPAMENTOS DESATUALIZADOS? O TREINAMENTO DE NOSSA MÃO DE OBRA PODERIA SER MODERNIZADO COM OS RECURSOS DO SISTEMA S, COM SENAC-SENAI? E COMO IMPLANTAR NO PAÍS A CULTURA DA MANUTENÇÃO, JÁ QUE O BRASILEIRO PREFERE CONSTRUIR O NOVO E MANTER SISTEMÁTICA E PERIODICAMENTE NOSSO PATRIMÔNIO INSTALADO.
– PRODUTEIROS, JÁ QUE SOMOS MENOS TÉCNICOS, TEMOS DE NOS PREOCUPAR COM A VISÃO SISTÊMICA DE TUDO ISTO, O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, SEU CARÁTER HOLÍSTICO E COM A INTEGRAÇÃO NA SOCIEDADE, COM A ANÁLISE DAS FONTES E USOS, COM A INSERÇÃO NOS MECANISMOS FINANCIADORES E COM A PESADA ESTRUTURA TRIBUTÁRIA. TAMBÉM SOBRE COMO PROMOVER COM ARGUMENTOS E VETORES DE MARKETING OS CONCEITOS E POSTULADOS FRENTE À POPULAÇÃO DESPREPARADA. ALIÁS, SEU PREPARO EDUCACIONAL DEVERÁ SE UNIVERSALIZAR COM QUALIDADE, E PARA ISTO NECESSÁRIO SE FAZ INTERAGIR COM INÚMEROS EXPERIMENTOS SOCIAIS DE ENSINO BEM-SUCEDIDOS, INVESTIR EM APERFEIÇOAMENTO DE PROFESSORES E INSISTIR NA COERÊNCIA E NA EFICÁCIA DA MERITOCRACIA. AFINAL, ESCOLAS NÃO EXISTEM PARA O PROFESSOR E SIM PARA O ALUNO. O MESTRE DEVE SER TREINADO E ATUALIZADO, BEM REMUNERADO E REVERENCIADO, MAS NÃO NOS ESQUEÇAMOS DE QUE ELE É SOMENTE O ARCO, E AS FLECHAS SÃO OS ALUNOS. ESCOLA EXISTE PARA ENSINAR, E NÃO PARA ENCASTELAR CORPORATIVISMOS ANACRÔNICOS E DANINHOS. 

– E CLARO, TALVEZ CUMPRA A NÓS DESPERTAR O HUMANISMO NOS DEMAIS COLEGAS, PRINCIPALMENTE AO ASSEGURAR QUE O PLANO DE NAÇÃO SE DESENVOLVA NO RESPEITO À ÉTICA E AOS BONS COSTUMES. 

– ENGENHEIROS E ENGENHEIRAS, CUMPRE-NOS INICIAR ESTA MISSÃO. MÃOS À OBRA. 

– OBRIGADO.

Autor: João Crestana