Este braço robótico inflável pode acabar com você em uma disputa de braço de ferro

É normal imaginar que um braço robótico feito com bolsas de ar sacrifica força para ser mais leve. Mas o protótipo da Otherlab pesa apenas 900 gramas e é capaz de erguer um ser humano.

Em vez de pistões engrenagens ou até mesmo uma estrutura de metal, esse braço é composto por uma série de bolsas de tecido que se expandem e se contraem quando são enchidas com ar vindo de um compressor. Assim, quando essas bolsas são enchidas ou esvaziadas em sequências específicas, o braço pode se mover de forma variada. E mesmo com a pressão do ar entre 50 e 60 psi, ele ainda consegue levantar muitos quilos e acabar facilmente com um ser humano num braço de ferro. O que só aumenta a teoria de que quando os robôs infláveis se rebelarem contra nós, nós estamos ferrados.

Como o braço é feito de tecido e partes relativamente baratas, como bombas e válvulas, ele tem um ótimo custo benefício e é muito útil. E como ele pode ser completamente esvaziado, é fácil dobrá-lo e transportá-lo — formato ideal para uma viagem espacial, onde o espaço é limitadíssimo. Do lado ruim pesa o fato de ele não ser tão preciso quanto um braço robótico tradicional, e a ausência de sensores pode tornar difícil a vida de um sistema automatizado na hora de saber exatamente onde as dobras estão posicionadas. Mesmo assim, eu acharia mais simpático ser esmagado por uma mão robótica de tecido.

Autor: GizModo