FEI desafia estudante a construir ponte resistente com palitos de sorvete

Terceira edição do Concurso Travessia reunirá nos dias 9 e 10 de novembro, no campus São Bernardo, estudantes do ensino médio e da FEI 

Estudantes terão que construir em 4 horas a ponte mais resistente feita com palitos de sorvete, cola, barbante e clipes, capaz de suportar o maior peso possível

Duzentos e trinta estudantes do ensino médio de várias escolas de São Paulo e do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana) terão que construir em 4 horas a ponte mais resistente feita com palitos de sorvete, cola, barbante e clipes, capaz de suportar o maior peso possível. Este é o desafio da 3ª edição do Concurso Travessia idealizado pela FEI e que acontecerá nos dias 9 e 10 de novembro, no campus São Bernardo (avenida Humberto de Alencar Castelo Branco, 3.972, bairro Assunção), como parte da Semana da Engenharia ( de 7 a 11 de novembro).

Semelhante a eventos organizados em todo o mundo em importantes universidades, o Concurso Travessia recebeu a inscrição de 60 equipes, sendo 10 na categoria PRO, composta por estudantes do 3º a 10º ciclos de qualquer área de Engenharia da FEI, 14 da categoria ABC, que envolve alunos dos cursos de Ciência da Computação e Administração e 1º e 2º ciclos (básico) de Engenharia, e 36 na categoria EMC, formada por alunos do ensino médio de diversas escolas da Capital, Santos e da região metropolitana, incluindo o Grande ABC. Para participar, os inscritos se organizaram em equipes de até quatro integrantes.

Desta vez, os participantes poderão usar, além de palitos de sorvetes e cola, barbante e clipes. Outra novidade é no formato, que deverá ser de ponte pênsil, suspensa por cabos. Mas no caso do Travessia será usado barbante, com tabuleiro plano feito de palitos de sorvete. Será vencedora a equipe que construir a ponte mais resistente.

Em 2010, a equipe Amigos do Andrezão, formada por estudantes de Engenharia da FEI construiu uma ponte que suportou 150 kg de carga. O projeto foi o vencedor na categoria PRO. Na categoria ABC, composta também por alunos da FEI, a equipe Job’s Done venceu o concurso ao apresentar uma ponte que suportou 10 kg de peso. Já na categoria EMC, formada somente por estudantes do ensino médio, a ponte construída pela equipe Sutrilhos, do Colégio São José, de São Bernardo, venceu ao suportar 60 kg.

Competição – A competição terá dois dias de duração. No primeiro (9 de novembro), das 8h às 12h, das 14h às 18h, e das 18h30 às 22h30, as equipes terão quatro horas para construir a ponte. Cada equipe receberá um kit com 700 palitos, que pesam cerca de 1 kg, com opção de usar mais palitos se quiserem, além de cola, barbante e clipes. Cada ponte deverá ter 1,60 m de comprimento, com tabuleiro para a travessia de um carro aplicador de carga.

No segundo dia (10 de novembro), a partir das 8h, as pontes serão submetidas a teste de resistência com o Pondemobilator2011 , um aplicador de carga móvel desenvolvido pelo Departamento de Engenharia Civil. O equipamento se desloca sobre a estrutura carregando cargas (anilhas) até a ruptura das pontes construídas pelos estudantes, e o tempo de travessia não pode ultrapassar 30 segundos.

Antes dos testes de resistência, as pontes serão avaliadas por comissão julgadora, formada por professores, para pesagem e verificação inclusive de quesitos como criatividade, projeto técnico e memória de cálculo. A equipe vencedora será aquela que conquistar melhor nota final, ponderadas à resistência e aos demais quesitos. Nas categorias ABC e PRO, os vencedores ganharão uma câmera digital. Já a escola do ensino médio vencedora será premiada com um notebook e os estudantes receberão também câmera digital. O resultado final será anunciado no dia 16 de novembro durante premiação.

O objetivo do concurso é agregar conhecimento, desenvolver e estimular novas habilidades nos estudantes, trabalho em equipe, cooperação, entre muitos outros princípios e práticas essenciais para sua formação como estudante e futuro profissional. “Com muita concentração, criatividade e estratégia é possível mostrar que outras habilidades, além das específicas de Engenharia, podem ser usadas para resolver problemas”, afirma o professor Kurt Amann, coordenador do curso de Engenharia Civil da FEI e coordenador do concurso.

A Semana da Engenharia reunirá palestras, workshops, minicursos, concurso e visitas a laboratórios e é destinada a cerca de 7 mil alunos dos cursos de Engenharia de Automação e Controle, Civil, Elétrica, Materiais, Mecânica, Produção, Química e Têxtil da FEI.