CB-SOL – Congresso Brasileiro de Aquecimento Solar e ExpoSolar

Nos dias 09 e 10 de novembro, a ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento, através de seu Departamento Nacional de Aquecimento Solar promovem – DASOL – promovem o CB-SOL – Congresso Brasileiro de Aquecimento Solar. Paralelamente, se realizará a ExpoSolar – feira de tecnologia e negócios de sistemas de aquecimento solar. O evento acontece no Royal Palm Plaza Hotel Resort, em Campinas.

O CB-SOL conta com a parceria da Unicamp – Universidade Estadual de Campinas, que por meio da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo e do NIPE – Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético, colaborou na preparação do programa técnico-científico. Participam do comitê técnico os professores Gilberto Jannuzzi, Marina Ilha e Mauro Berni. E, ainda, a professora Elizabeth Marques Duarte Pereira, do Centro Universitário UNA-MG, coordenadora da recém-lançada Rede Procel Solar, um projeto da Eletrobras/Procel para a criação de sete centros de capacitação no Brasil.

O CB-SOL debaterá os seguintes temas:

 Políticas públicas para disseminação do uso de sistemas de aquecimento solar (SAS):
 Incentivos, programas de eficiência energética e as dimensões tecnológicas, energéticas e do clima;
 Construção sustentável com SAS;
 Sistemas de aquecimento solar nos projetos de eficiência energética das concessionárias;
 Inovações tecnológicas no aquecimento na indústria, rede hoteleira e hospitais: estado de arte e desafios;
 Integração do aquecimento solar na arquitetura contemporânea;
 Qualidade dos materiais, critérios de aplicação e desempenho;
 Padrões mínimos de eficiência energética em habitações e o papel da energia solar;
 O aquecimento solar e a habitação de interesse social: desafios a serem vencidos.

A ExpoSolar – Feira e Exposição de Sistemas de Aquecimento Solar -, mostra de tecnologia e negócios, deverá aproximar fabricantes, fornecedores, construtoras e representantes do governo ligados às áreas de habitação e energia, bem como instituições financeiras que incentivam o setor de aquecimento solar. Nos estandes, as empresas vão expor produtos e serviços, além de apresentar suas experiências no mercado.

A comunidade também poderá saber mais sobre o aquecimento solar na exposição que acontecerá na Praça José Bonifácio, centro de Campinas, no dia 10 de novembro, das 09 hs às 17 hs. Haverá demonstração de sistemas de aquecimento solar de água, aquecimento de água com a reflexão da luz, painéis solares com células fotoelétricas, decomposição da luz, relógio de sol e fogão solar. A população receberá revistas e manuais sobre o assunto.

As inscrições para o Congresso, que tem vagas limitadas, estão abertas no site www.cb-sol.org.br

Serviço:
CB-SOL – Congresso Brasileiro de Aquecimento Solar
Local: Royal Palm Plaza Hotel Resort
Av. Royal Palm Plaza, n° 277, Jardim Nova Califórnia, Campinas – SP
Data: 09 e 10 de novembro de 2011

Autor: Assessoria de imprensa