Sessão solene marca os 95 anos do Instituto de Engenharia

Aluizio de Barros Fagundes, presidente do Instituto de Engenharia, durante entrega do prêmio Paula Souza aos filhos de José Police Junior (in memorian), José Police Neto e Veridiana Moreira Police

Os 95 anos de fundação do Instituto de Engenharia de São Paulo foram comemorados em sessão solene realizada nesta quinta-feira na Câmara Municipal de São Paulo. A iniciativa da homenagem foi do presidente da Câmara, vereador José Police Neto (PSD).

O Instituto de Engenharia nasceu em 1916, na Escola Politécnica da USP, quando engenheiros se reuniram e formaram a diretoria provisória, uma sociedade civil sem fins lucrativos com a proposta de “defender os direitos da categoria e dos interesses da classe, a regulamentação e a cooperação profissional e o posicionamento frente a questões nacionais”.

“Através desse encontro pude interpretar o que é o Instituto de Engenharia. A visita que o presidente Aluízio me fez para contar como o Instituto operou a passagem do espigão da Paulista e como a partir daquele momento a cidade se desenvolveu me inspirou. No dia de hoje, nós, os eleitos, prestamos uma verdadeira homenagem a essa categoria, uma homenagem que não se materializa na hora, mas em espírito público”, disse Police Neto (PSD).

Várias ideias importantes que hoje fazem parte da rotina brasileira nasceram no Instituto de Engenharia, como a utilização do álcool como fonte de energia. Desde sua fundação, são solicitados estudos, pareceres, visitas técnicas, conferências, projetos e atendimento aos governos.

“Fica consignada nossa emocionada gratidão à Câmara pela sessão solene desta noite. Para o Instituto de Engenharia é uma honra muito grande. O Instituto fez 95 anos de bons serviços prestado ao município de São Paulo. Pouca gente sabe, mas o primeiro Plano Diretor da cidade de São Paulo foi elaborado dentro do Instituto”, disse o presidente da entidade, Aluízio de Barros Fagundes.

Durante a sessão solene, foram homenageados com o prêmio Paula Sousa — por seus relevantes serviços prestados à engenharia brasileira — os engenheiros José Police Junior (in memorian) e Christiano Stockler das Neves Filho, e o arquiteto João Valente (in memorian). O prêmio de Police Junior foi recebido por seu filhos, José Police Neto e Veridiana Moreira Police. 

Durante a cerimônia a diretoria Executiva e os membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal do Instituto de Engenharia, gestão 2011-2012, foram empossados.

Fizeram parte da mesa do evento, além do vereador proponente e do presidente do Instituto de Engenharia, o diretor da Escola de Engenharia de São Carlos, Geraldo Roberto Martins da Costa; o diretor da Escola Politécnica da USP, José Roberto Cardoso; o presidente do Conselho Deliberativo do Instituto de Engenharia, João Ernesto Figueiredo; e o represente do Núcleo Jovem da FAAP, Giuliano Silva de Oliveira.

LEIA A ÍNTEGRA DO DISCURSO DE ALUIZIO DE BARROS FAGUNDES, PRESIDENTE DO INSTITUTO DE ENGENHARIA, NA OCASIÃO DA SOLENIDADE

Autor: Portal da Câmara Municipal de São Paulo