Vale inicia obras da Alpa

A Vale já concluiu 60% dos serviços de terraplanagem das obras da usina Aços Laminados do Pará (Alpa), que será construída no Distrito Industrial de Marabá, no Pará, e terá capacidade anual de produção de 2,5 milhões de toneladas de placas. O investimento previsto no projeto é de 3,2 bilhões de dólares e será todo feito pela Vale.

O empreendimento terá um acesso ferroviário, para receber o minério de ferro de Carajás. Também será construído um terminal fluvial no rio Tocantins, para receber o carvão mineral e fazer o escoamento da produção siderúrgica até o Terminal Portuário de Vila do Conde, em Barcarena (PA).

A mineradora já recebeu a Licença de Instalação (LI) da usina, do ramal ferroviário e do terminal fluvial. O início das operações está previsto para 2014.

Em novembro de 2009, a Vale e a Aço Cearense assinaram Memorando de Entendimentos para implantação de linhas de laminação de parte da produção da Alpa: bobinas a quente (710 mil toneladas ano), bobinas a frio (450 mil toneladas ano) e galvanizados (150 mil toneladas ano).

Autor: Revista Ferroviária